PRF inicia nesta sexta-feira Operação Dia do Trabalhador 2018

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vem se preparando para mais um feriadão. Dessa vez trata-se do feriado de 1º de maio que cai numa terça-feira, fazendo com que o fim de semana seja estendido para muita gente. Os reforços no policiamento ostensivo e fiscalização de trânsito se iniciam nesta sexta-feira (27) e se estendem até a terça-feira (01) visando minimizar riscos de acidentes e garantir a segurança das rodovias federais que cortam Alagoas.
O foco nas fiscalizações continuam sendo nas infrações que causam acidentes de trânsito com feridos graves ou óbitos. Excesso de velocidade, ultrapassagem proibida e embriaguez ao volante são condutas imprudentes que costumam causar sinistros graves. O cinto de segurança, capacete de segurança e dispositivos de retenção (para transporte de crianças) também são equipamentos necessários de segurança que serão observados.
Os policiais estarão divididos ao longo das BRs que cortam o estado. A distribuição do efetivo será feita com embasamento em dados estatísticos que apontam trechos onde há mais imprudência e mais registros de acidentes.
Mudanças na pena de condutor embriagado que causar acidente com vítima grave ou fatal
Essa é a primeira operação que a PRF fará após a implementação da Lei 13.546/ 2018, que entrou em vigor no último dia 19, e trata sobre o aumento da pena para motorista embriagado que for considerado causador de acidentes com vítimas graves ou fatais.
Para o condutor culpado, que tenha gerado vítima com lesão grave ou gravíssima, a pena é de 2 a 5 anos de reclusão.
Para o condutor culpado, que tenha gerado vítima fatal (homicídio), a pena é de 5 a 8 anos de reclusão.
Educação para o trânsito
Além do patrulhamento ostensivo, a PRF também promoverá ações educativas buscando sensibilizar motoristas e passageiros de seus papéis na construção de um trânsito mais seguro. Em alguns postos, o condutor será convidado a assistir a vídeos que mostram comportamentos inadequados no trânsito e as consequências dessas condutas. Os motoristas têm a oportunidade de fazer uma reflexão sobre suas atitudes e assimilar novos hábitos.
O intuito do órgão é continuar investindo em ações educativas e contando assim com a conscientização dos motoristas para que os números de acidentes continuem sendo reduzidos, como nas últimas operações.
Viaje com segurança
A PRF recomenda algumas condutas aos motoristas com objetivo de evitar acidentes como: respeitar as placas de sinalização, em especial os limites de velocidade; fazer revisões periódicas do veículo e conferir o funcionamento dos equipamentos obrigatórios; planejar a viagem e evitar dirigir com pressa, cansado ou com sono; manter uma distância mínima de segurança em relação aos demais veículos; em caso de chuva, redobrar os cuidados e reduzir a velocidade.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
