Câmara aprova funk como manifestação da cultura popular
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei que reconhece o funk como manifestação cultural popular digna do cuidado e proteção do Poder Público.
Do deputado Chico Alencar (Psol-RJ), o texto assegura aos artistas do funk o respeito aos seus direitos, e ao movimento funk a livre realização de suas atividades e de manifestações como festas, bailes e reuniões.
A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e, portanto, segue para o Senado, a não ser que seja apresentado recurso para votação em Plenário.
O relator na CCJ, deputado Wadih Damous (PT-RJ), ressaltou que “faz-se necessário que o Estado reconheça todas as formas de manifestações culturais e as incentive, para evitar o preconceito e para que valiosas formas de manifestações culturais, como o funk, deixem de ser criminalizadas e associadas à violência, tráfico e consumo de drogas, como comumente ocorre no Brasil”.
Durante o debate na comissão, Chico Alencar afirmou que está cada vez mais convencido de que “o funk é uma manifestação popular e artística de alto valor”.
Para o deputado Aliel Machado (PSB-PR), “nós estamos em um momento de intolerância política e de criminalização de segmentos da sociedade, e é importante reconhecer institucionalmente esses segmentos, mesmo não sendo do nosso gosto”.
O deputado Fábio Sousa (PSDB-GO) também se manifestou favoravelmente “à liberdade de expressão e liberdade cultural”.
Veja também
Últimas notícias
Presidente do STF suspende retirada dos 158 estudantes da Uncisal
Adolescente é detido suspeito de participar de atentado com granada em AL
Dupla é presa com maconha e cocaína dentro do carro no Bom Parto, em Maceió
Ex-presidiário é preso com veículo irregular no bairro Cidade Universitária
Homem invade casa da ex, quebra TV, leva filha à força e preso em Feira Grande
Homem é executado a tiros dentro de casa na zona rural de Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
