Sertão

Após anúncio de acordo, Sertão de Alagoas ganha novo ponto de bloqueio

Por 7segundos com Radar89 e Agência Brasil 28/05/2018 20h08
Após anúncio de acordo, Sertão de Alagoas ganha novo ponto de bloqueio
Bloqueio foi mantido após anúncio de 'acordo' do governo - Foto: Radar89/Cortesia

Apesar da tentativa inerte do governo federal de dar como acabada a greve dos caminhoneiros, novos pontos de interdição em todo território brasileiro surgiram nesta segunda-feira (28). Em Alagoas, não foi diferente. Na cidade de Piranhas, Alto Sertão, um grupo de manifestantes bloqueou a via que liga Alagoas à cidade de Canindé do São Francisco (SE).

O bloqueio se deu após o anúncio do acordo entre a União e a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCam) e permite apenas a passagem de ambulâncias e viaturas da polícia.  O novo ponto de bloqueio é próximo ao Complexo da Companhia Hidroelétrica do São Francisco.

Não é possível afirmar quantos pontos de interdição e paralisação cortam o país nesse momento, em razão de uma determinação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública que impede as assessorias regionais das PRFs de passar qualquer informação à imprensa.

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, chegou a declarar à imprensa que o processo de negociação foi ‘superado’, mas diferente do desejo do governo, a crise com os caminhoneiros parece distante do fim. 

A própria ABCam afirmou ao jornalismo da EBC Agência Brasil que cerca de 250 mil caminhões são mantidos em pontos de paralisação, em diversas regiões do país, como Bahia, Pernambuco e São Paulo. O número corresponde a 30% do total que havia parado ao longo dos oito dias de greve. É também da ABCam a acusação de que os caminhoneiros autônomos querem 'derrubar’ o impopular governo de Michel Temer (MDB).