Política de preços da Petrobras está mantida, diz Meirelles
O ex-ministro da Fazenda e pré-candidato do MDB à presidência, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira (31), que a política de preços da Petrobras será mantida e que o governo não tem nenhuma intenção de mexer nas regras de comercialização da empresa. A declaração foi dada após Meirelles participar de um encontro com bispos e fiéis da igreja evangélica Assembleia de Deus, em Brasília, ao lado do presidente Michel Temer.
Meirelles aproveitou para dizer que trabalha numa proposta de criação de um "fundo de estabilização" para evitar alterações bruscas no preço dos combustíveis cobrados nas bombas dos postos A ideia, que ainda está em elaboração, não seria implantada neste ano, mas apenas no ano que vem, caso Meirelles vença a eleição.
"A criação desse fundo de estabilização visaria justamente amortecer e estabilizar o preço da gasolina na bomba, preservando a política de preços da Petrobras, mas a questão dos impostos pode subir ou descer conforme o preço do petróleo", comentou. "O fundo manteria a estabilidade da arrecadação e evitaria a subida muito forte do preço da gasolina na bomba."
Sobre a origem dos recursos para o fundo, Meirelles disse que o dinheiro viria da arrecadação flexível de impostos. "No momento em que sobe o preço do petróleo, sobe o custo da gasolina e isso leva a uma diminuição automática dos impostos e a arrecadação da União seria recomposta pelo uso desse fundo. Quando o preço do petróleo cai, o fundo seria capitalizado. Quando o preço do petróleo sobe, seria usado o recurso desse fundo", comentou, comparando a ideia com o fundo soberano de países do Golfo, que utilizam o mesmo conceito. "A política de preços da Petrobras deve ser mantida, mas não a flutuação do preço na bomba. Vamos estudar as dimensões do que poderia ser feito."
O pré-candidato disse que a paralisação deve impactar os resultados da economia neste segundo trimestre do ano, mas afirmou que o importante é que o movimento está perto do fim. "O que importa é que a justiça começa a prevalecer e o País, a voltar à normalidade", disse.
Henrique Meirelles disse que o custo fiscal de R$ 13,5 bilhões para atender o pleito dos caminhoneiros não é elevado, se considerado que o preço do diesel tem impacto para toda a população, porque mexe no preço de todas as mercadorias transportadas no País. Meirelles afirmou que não participou das decisões concretas do governo, mas que participou de reuniões e opinou em caminhos que deveriam ser tomados para que o País saísse da crise.
O candidato evitou fazer comentários sobre a continuidade de Pedro Parente à frente da presidência da Petrobras. Disse apenas que tem o hábito de "trabalhar com quadros excelentes" e que sua equipe "vai fazer história".
Veja também
Últimas notícias
Mulher aciona polícia após discussão com marido em Arapiraca
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca
Polícia investiga caso de estupro de vulnerável e agressão em Arapiraca
Colisão traseira provoca morte de condutor de quadriciclo na AL-101 Norte, em Maragogi
Homem preso por participação em tentativa de homicídio afirma ter recebido R$500 para pilotar moto
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
