Estado Islâmico ameaça realizar atentado durante a Copa na Rússia
Ataques simulados atingiriam Sochi, onde a seleção brasileira está alojada
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) ameaçou realizar “um massacre como nunca antes visto” durante a Copa do Mundo 2018 na Rússia. Um vídeo divulgado pelo grupo em canais e chats extremistas mostra drones bombardeando estádios de Sochi, onde a seleção brasileira está alojada nesta primeira fase.
A ameaça foi feita nessa sexta-feira (15), um dia depois da abertura do Mundial. As filmagens trazem imagens panorâmicas de diversos estádios de Sochi e, logo em seguida, os mostram bombardeados por drones. O atentado seria uma vingança contra o presidente russo, Vladimir Putin, devido ao seu apoio militar ao governo da Síria.
Especialistas acreditam que o vídeo, lançado como forma de propaganda, seria apenas uma fantasia. Mas não descartam a ação de “lobos solitários” durante o evento. O Estado Islâmico estaria orientando jihadistas a agir durante a Copa do Mundo, sugerindo o ataque a shopping centers, restaurantes e áreas públicas.
O maior temor de Moscou está no retorno à Rússia de seus próprios cidadãos que se juntaram ao EI justamente para cometer os ataques. Antes do mundial, a Rússia frustrou alguns planos de atentado do grupo em Moscou. Em outras ocasiões, o grupo postou imagens de propaganda prometendo atacar a sede do maior evento esportivo do mundo.
Já prevendo essas ameaças, a Rússia reforçou sua segurança. O Estado Islâmico também chegou a pedir que seus jihadistas agissem durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.
Veja também
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
