Casal promove atividades de conscientização sobre violência contra o idoso
Funcionários receberam orientações sobre quais são os tipos de violência e como denunciá-las
Para destacar a importância do Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa, celebrado oficialmente em 15 de junho, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) promoveu rodas de conversas para seus funcionários. As atividades ocorreram na terça (19) e quarta-feira (20), no Complexo Farol e na sede da Companhia, respectivamente.
Iniciativa da Superintendência de Recursos Humanos (Surhu), por meio das Supervisões de Bem-Estar Social (Supbes) e da Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Supmet), as rodas de conversas foram conduzidas pela supervisora da Supbes, Claritiana Pereira, e pela estagiária de Serviço Social, Juliana Sutarelli.
Durante as conversas, as colaboradoras falaram dos tipos de violência que o idoso pode sofrer. Além da física, identificam-se também a moral e a psicológica, as quais podem resultar na piora do quadro, caso o indivíduo de terceira idade possua alguma doença, ou até mesmo desenvolver doenças emocionais, como a depressão. As profissionais da Companhia ressaltaram a relevância de se atentar aos sinais, como a mudança de comportamento.
Foi destacada, também, a importância de denunciar qualquer abuso, tendo em vista que, muitas vezes, são ignorados, a exemplo do uso indevido de recursos financeiros do idoso, utilizando cartão de crédito ou de saque para benefício próprio.
Por fim, Juliana e Claritiana divulgaram onde a denúncia pode ser realizada: Ministério Público, Defensoria Pública, Disque 100, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselhos Municipais e Estaduais do Idoso ou na própria Delegacia do Idoso. E o mais importante é que a denúncia pode ser realizada anonimamente.
Os funcionários participaram ativamente da conversa, acrescentando experiências, tornando o bate-papo mais rico em informações. O técnico em Enfermagem do Trabalho da Casal, Ronaldo Gomes, palestrou sobre saúde e distribuiu material educativo sobre ‘Formas de Prevenção Contra Queimaduras Domésticas e Como Tratar’.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
