Casal promove atividades de conscientização sobre violência contra o idoso
Funcionários receberam orientações sobre quais são os tipos de violência e como denunciá-las
Para destacar a importância do Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa, celebrado oficialmente em 15 de junho, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) promoveu rodas de conversas para seus funcionários. As atividades ocorreram na terça (19) e quarta-feira (20), no Complexo Farol e na sede da Companhia, respectivamente.
Iniciativa da Superintendência de Recursos Humanos (Surhu), por meio das Supervisões de Bem-Estar Social (Supbes) e da Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Supmet), as rodas de conversas foram conduzidas pela supervisora da Supbes, Claritiana Pereira, e pela estagiária de Serviço Social, Juliana Sutarelli.
Durante as conversas, as colaboradoras falaram dos tipos de violência que o idoso pode sofrer. Além da física, identificam-se também a moral e a psicológica, as quais podem resultar na piora do quadro, caso o indivíduo de terceira idade possua alguma doença, ou até mesmo desenvolver doenças emocionais, como a depressão. As profissionais da Companhia ressaltaram a relevância de se atentar aos sinais, como a mudança de comportamento.
Foi destacada, também, a importância de denunciar qualquer abuso, tendo em vista que, muitas vezes, são ignorados, a exemplo do uso indevido de recursos financeiros do idoso, utilizando cartão de crédito ou de saque para benefício próprio.
Por fim, Juliana e Claritiana divulgaram onde a denúncia pode ser realizada: Ministério Público, Defensoria Pública, Disque 100, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselhos Municipais e Estaduais do Idoso ou na própria Delegacia do Idoso. E o mais importante é que a denúncia pode ser realizada anonimamente.
Os funcionários participaram ativamente da conversa, acrescentando experiências, tornando o bate-papo mais rico em informações. O técnico em Enfermagem do Trabalho da Casal, Ronaldo Gomes, palestrou sobre saúde e distribuiu material educativo sobre ‘Formas de Prevenção Contra Queimaduras Domésticas e Como Tratar’.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
