Casal promove atividades de conscientização sobre violência contra o idoso
Funcionários receberam orientações sobre quais são os tipos de violência e como denunciá-las

Para destacar a importância do Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa, celebrado oficialmente em 15 de junho, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) promoveu rodas de conversas para seus funcionários. As atividades ocorreram na terça (19) e quarta-feira (20), no Complexo Farol e na sede da Companhia, respectivamente.
Iniciativa da Superintendência de Recursos Humanos (Surhu), por meio das Supervisões de Bem-Estar Social (Supbes) e da Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Supmet), as rodas de conversas foram conduzidas pela supervisora da Supbes, Claritiana Pereira, e pela estagiária de Serviço Social, Juliana Sutarelli.
Durante as conversas, as colaboradoras falaram dos tipos de violência que o idoso pode sofrer. Além da física, identificam-se também a moral e a psicológica, as quais podem resultar na piora do quadro, caso o indivíduo de terceira idade possua alguma doença, ou até mesmo desenvolver doenças emocionais, como a depressão. As profissionais da Companhia ressaltaram a relevância de se atentar aos sinais, como a mudança de comportamento.
Foi destacada, também, a importância de denunciar qualquer abuso, tendo em vista que, muitas vezes, são ignorados, a exemplo do uso indevido de recursos financeiros do idoso, utilizando cartão de crédito ou de saque para benefício próprio.
Por fim, Juliana e Claritiana divulgaram onde a denúncia pode ser realizada: Ministério Público, Defensoria Pública, Disque 100, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselhos Municipais e Estaduais do Idoso ou na própria Delegacia do Idoso. E o mais importante é que a denúncia pode ser realizada anonimamente.
Os funcionários participaram ativamente da conversa, acrescentando experiências, tornando o bate-papo mais rico em informações. O técnico em Enfermagem do Trabalho da Casal, Ronaldo Gomes, palestrou sobre saúde e distribuiu material educativo sobre ‘Formas de Prevenção Contra Queimaduras Domésticas e Como Tratar’.
Veja também
Últimas notícias

Jovem é morte com diversos disparos de arma de fogo em São Miguel dos Campos

BC eleva Selic a 14,75%, maior patamar em quase 20 anos

Novos servidores participam de curso de formação na Câmara Municipal de Maceió

Vereadores sugerem à BRK Ambiental melhor comunicação com consumidores de Maceió

Na Europa: Artesã representa Penedo em evento internacional de bordado

Leonardo Dias se coloca à disposição para mediar negociações e busca solução para greve da Educação
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
