Cultura

Contador de histórias participa do Circuito de Oralidades do Sesc

Por Assessoria e 7Segundos 25/06/2018 20h08
Contador de histórias participa do Circuito de Oralidades do Sesc
Sesc I - Foto: Reprodução

O catarinense Sergio Bello, contador de histórias desde 1995, vai participar do Circuito de Oralidades do Sesc, nos dias 2, 3 e 4 de julho, em Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios. O evento será aberto ao público interessado.

O circuito faz parte do projeto “Arte da Palavra”, e trata de manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. A experimentação e a dinâmica da narração de histórias e da performance servirão como experimentos.

O narrador Sergio trará como ponto de partida a obra Macunaíma e seus dois irmãos, que parte da alegoria construída por Mário de Andrade acerca das origens étnicas fundamentais do brasileiro: indígena, africana e europeia. A partir da narração do trecho inicial da obra, do nascimento do herói até o banho na água encantada que o transforma em branco, seu irmão Jiguê em índio e Maanape que permanece negro, são narrados contos da tradição oral indígena, africana e europeia.

Sobre o Projeto

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações. Durante o ano de 2018, mais de 70 representantes da diversidade literária brasileira percorrerão todos os estados do país.

Dentre os participantes de 2018, nomes como Daniel Galera, Stella Maris Resende, Cidinha da Silva, André de Leones e Bruna Beber percorrerão o país. Entre março e dezembro, serão realizados mais de 700 encontros, apresentações e oficinas.