Fotógrafo alagoano expõe fotos em preto e branco no Sesc Arapiraca
Exposição será aberta nesta terça (22) e segue até o dia 21 de dezembro.
O SESC Alagoas apresenta a exposição “Memórias – Narrativas em preto e branco” do antropólogo e artista visual Siloé Amorim.
A exposição se compõem de 30 fotografias extraídas do vasto acervo particular, selecionadas pelos curadores Alice Barros e Robertson Dorta. Esta é um fragmento simbólico significativo sobre ‘resistência’ e ‘ressurgência’ indígena, e sua itinerância visa contribuir para a reflexão e preservação da memória imagética da cultura e da identidade étnica dos povos indígenas.
A pesquisa e registros se estenderam durante uma década de imersão, entre povos indígenas dos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia. As fotografias em preto e branco foram feitas com câmera analógica, reveladas com nitrato de prata sobre gelatina, impressas em papel fotográfico ILFORD de fibra.
Sobre o artista
Siloé Amorim, natural de Palmeira dos Índios, Alagoas, é docente no curso de Ciências Sociais na Universidade Federal de Alagoas. Possui graduação em Antropologia Social pela Escola Nacional de Antropologia e História/ENAH (1996), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia visual, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia, imagem, comunicação e identidade, antropologia indígena e antropologia social.
Serviço:
Exposição "Memórias - Narrativas em preto e branco" - Siloé Amorim
Local: Galeria de Artes Sesc Arapiraca
Informações e agendamentos: 3482-2402/ 3482-2400
Abertura: 21/11 às 19h30
Período de Visitação: 22 de novembro a 21 de dezembro
Classificação: Livre