José Mayer afirma que está melhor e que só pensa em descansar
Granulomatose de Wegener não tem cura, mas tem tratamento

A doença que internou José Mayer, 68, por 30 dias é rara e não tem cura. O ator recebeu alta do hospital no domingo (29) da Casa de Saúde São José, no Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro . O diagnóstico foi uma doença respiratória chamada granulomatose de Wegener.
O ator afirmou à reportagem, por meio de mensagem, que já está em casa. "Estou melhor. Só penso em descansar." Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês, diz que granulomatose de Wegener é uma doença respiratória, e o mais difícil é chegar ao diagnóstico.
"Ela pode ser confundida com muitas doenças, desde uma sinusite crônica até câncer ou tuberculose. É preciso descartar uma série de hipóteses antes", afirma o médico.
O exame de sangue, específico para detectar essa doença é o c-Anca. Os sintomas, segundo o médico, são lesões graves dentro do nariz, chamadas de granulomas, que acabam erodindo as estruturas do septo nasal. A pessoa sente também falta de ar e tem alterações urinárias, e o pode afetar os pulmões, nariz, boca e rins.
Não há informações sobre em quais circunstâncias o ator José Mayer foi internado, mas é provável que o período de 30 dias no hospital tenha sido ao difícil diagnóstico da doença. A reportagem procurou o médico responsável pelo atendimento do ator, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.
A granulomatose de Wegener não tem cura, mas tem tratamento, e o paciente pode ter uma vida normal. "A mortalidade é muito baixa, porque há tratamento. É uma doença raríssima e ainda pouco se sabe sobre as suas causas", afirma o médico. Não procede o fato de a doença ter ligação com sintomas de depressão. A doença é autoimune. "Isso ocorre quando os anticorpos entendem que as células do corpo são invasoras e as atacam", explica Nakandakari. O tratamento é feito à base de medicamentos corticoesteroides e imunossupressoresune.
Veja também
Últimas notícias

Centro Xingó conclui capacitação técnica em apicultura para alunos do Ifal em Piranhas

Relatório do IMA indica 28 áreas do litoral de Alagoas impróprias para banho

Chico Filho viabiliza apoio da Semed para manutenção de ações educativas no Instituto Cidadão Lagoa Mundaú

Renan Filho diz que Lula acerta ao vetar aumento de deputados; AL é prejudicada com medida

Justiça determina suspensão da eleição do CSE por supostas irregularidades

Clima vai permanecer instável em Alagoas neste fim de semana, diz Semarh
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
