José Mayer afirma que está melhor e que só pensa em descansar
Granulomatose de Wegener não tem cura, mas tem tratamento
A doença que internou José Mayer, 68, por 30 dias é rara e não tem cura. O ator recebeu alta do hospital no domingo (29) da Casa de Saúde São José, no Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro . O diagnóstico foi uma doença respiratória chamada granulomatose de Wegener.
O ator afirmou à reportagem, por meio de mensagem, que já está em casa. "Estou melhor. Só penso em descansar." Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês, diz que granulomatose de Wegener é uma doença respiratória, e o mais difícil é chegar ao diagnóstico.
"Ela pode ser confundida com muitas doenças, desde uma sinusite crônica até câncer ou tuberculose. É preciso descartar uma série de hipóteses antes", afirma o médico.
O exame de sangue, específico para detectar essa doença é o c-Anca. Os sintomas, segundo o médico, são lesões graves dentro do nariz, chamadas de granulomas, que acabam erodindo as estruturas do septo nasal. A pessoa sente também falta de ar e tem alterações urinárias, e o pode afetar os pulmões, nariz, boca e rins.
Não há informações sobre em quais circunstâncias o ator José Mayer foi internado, mas é provável que o período de 30 dias no hospital tenha sido ao difícil diagnóstico da doença. A reportagem procurou o médico responsável pelo atendimento do ator, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.
A granulomatose de Wegener não tem cura, mas tem tratamento, e o paciente pode ter uma vida normal. "A mortalidade é muito baixa, porque há tratamento. É uma doença raríssima e ainda pouco se sabe sobre as suas causas", afirma o médico. Não procede o fato de a doença ter ligação com sintomas de depressão. A doença é autoimune. "Isso ocorre quando os anticorpos entendem que as células do corpo são invasoras e as atacam", explica Nakandakari. O tratamento é feito à base de medicamentos corticoesteroides e imunossupressoresune.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
