Eleições 2018

Bolsonaro decide não participar de novos debates com adversários

Por UOL 23/08/2018 09h09
Bolsonaro decide não participar de novos debates com adversários
Candidato à presidência Jair Bolsonaro. - Foto: Reprodução/ Internet

Presidente em exercício do PSL, o advogado Gustavo Bebianno afirmou nesta quarta-feira (22) ao UOL que o candidato do partido ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, não deve participar de nenhum outro debate com adversários durante a campanha. Se participar de algum, segundo ele, será "uma exceção".

Em vídeo divulgado em junho nas suas redes sociais, Bolsonaro disse que compareceria a todos os debates. "... podem ter certeza até porque estaremos levando propostas factíveis que vocês acreditam que podem ser atingidas", declarou.

"Não se trata nem de uma estratégia, se trata de uma constatação. Nós imaginávamos que, de alguma forma, esses debates pudessem acrescentar alguma coisa, mas são debates naqueles formatos antigos", justificou Bebianno em entrevista ao UOL, em Presidente Prudente (SP).

Mais cedo, durante evento de campanha no município paulista, o próprio candidato contou que não deveria participar do próximo encontro entre presidenciáveis, que será promovido pela Jovem Pan na próxima segunda (27).

"Não está previsto não, devo estar viajando", disse, ao ser questionado pela reportagem. Bolsonaro chegou nesta quarta à cidade, onde inicia uma série de atos de campanha em municípios do interior paulista.

Bebianno reclamou que "o sujeito ali tem que ser professor de concisão e mágico para expor algum tipo de ideia em um minuto, um minuto e pouquinho, 45 segundos."

"Os candidatos são todos ali personagens que têm supostas soluções milagrosas para o Brasil, como se fosse tudo muito fácil. E o deputado Bolsonaro tem uma outra posição. A posição dele não é apresentar soluções fáceis, mas novos direcionamentos para um Brasil, que está sofrendo com a esquerdopatia, que está aí há mais de duas décadas, que está sofrendo com uma epidemia de assassinatos", declarou.

"Então, por conta disso tudo, não vale a pena comparecer a nenhum tipo de debate", concluiu o presidente do partido e um dos mais próximos aliados do presidenciável.

Bolsonaro participou dos dois primeiros debates, da Band e da RedeTV!. Hoje, ele disse acreditar que é "mais produtivo" para ele fazer atos de campanha com a presença dos eleitores, como os que realizou em Presidente Prudente.

O deputado federal foi recebido por centenas de apoiadores no aeroporto e depois saiu em carreata até o centro da cidade.

"Vários rádios, televisões [convidam], eu fico honrado com isso, mas acredito que politicamente falando, tendo em vista a minha natureza, o que eu fiz ao longo de quatro anos, é mais produtivo para o nosso objetivo esse movimento que estamos fazendo aqui", declarou.

Pela manhã, ele divulgou o vídeo de um apoiador questionando sua participação nos debates, intitulado "para que servem os debates". Na gravação, o homem não identificado se dirige a Bolsonaro e pergunta se ele é "um idiota".

"O que você está fazendo? Você não está percebendo que estão te usando? Eles estão te levando para o debate para pegar audiência porque um debate sem Bolsonaro tem audiência nenhuma. Na hora do debate, você deve se conectar numa live (transmissão ao vivo pela internet) e ouvir sugestões daqueles que estão te apoiando", sugeriu.

A reportagem tentou entrar em contato com a Jovem Pan para questionar se Bolsonaro chegou a confirmar presença, mas foi informada que a responsável pelo evento estava em reunião no fim da tarde desta quarta. À noite, o site do debate ainda exibia uma foto do presidenciável ao lado de imagens de Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB), Alvaro Dias (Podemos) e Ciro Gomes (PDT).

A decisão contraria a posição do presidente do diretório paulista do PSL e deputado federal Major Olímpio, que é candidato ao Senado por São Paulo. Na opinião dele, Bolsonaro devia "se colocar em todas as oportunidades à opinião pública, para tirar eventuais ranços e estigmas."

Ao todo, estão previstos mais sete debates entre presidenciáveis no primeiro turno. Veja a agenda:

  • 27 de agosto: rádio Jovem Pan
  • 9 de setembro: TV Gazeta e jornal "O Estado de S. Paulo"
  • 18 de setembro: revista "Piauí" e site Poder360
  • 20 de setembro: TV Aparecida
  • 26 de setembro: UOL, SBT e Folha
  • 30 de setembro: Record 4 de outubro: Globo