Eleições 2018

Juízes pedem, mas TRE nega reforço de tropas federais para 15 municípios alagoanos

Por G1 e 7Segundos 06/09/2018 20h08
Juízes pedem, mas TRE nega reforço de tropas federais para 15 municípios alagoanos
Tropas federais - Foto: Reprodução/ Internet

Durante sessão realizada na tarde desta quinta-feira (6), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) negou por unanimidade de votos, solicitações de tropas federais para cinco zonas eleitorais em Alagoas.

No total, 15 municípios tiveram os pedidos indeferidos: Viçosa, Cajueiro, Mar Vermelho e Pindoba, da 5ª zona eleitoral; São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia e Roteiro, da 18ª zona; Mata Grande e Canapi, da 27ª zona; Campo Alegre e Limoeiro de Anadia, da 47ª zona e Joaquim Gomes, Campestre, Flexeiras e Novo Lino, da 53ª Zona.

As solicitações de reforço foram solicitadas pelos juízes eleitorais das cinco zonas. O relator do pedido, desembargador Alberto Maya de Omena Calheiros, explicou que o TRE enviou ofício aos juízes para que informassem necessidade de tropas federais nos municípios.

Diante dos relatos dos juízes sobre a situação nos municípios em que atuam, o pleno do TRE sugeriu reforço no policiamento nas áreas que tiveram os pedidos de tropas federais negados – por entender que não havia requisitos para autorizar o reforço solicitado.

Avaliação

De acordo com o TRE, a Procuradoria Regional Eleitoral apresentou um relatório levantado pelo setor de inteligência da Polícia Militar sobre a segurança pública nos municípios de Alagoas. E a procuradoria entendeu que não há fatos para justificar as tropas federais no estado.

O relatório elaborado pela PM mostrou que sete municípios são classificados como acirrados e por isso necessitam de maior atenção: Cajueiro, Chã Preta, Limoeiro de Anadia, Rio Largo, Satuba e Viçosa. Nenhum município alagoano foi classificado pela polícia militar como “extremamente acirrado”.