Pesquisadores encontram evidências da existência de uma papiza
Você já ouviu falar sobre a Papisa Joana? Provavelmente, não. Isso porque, até então, acreditava-se que nenhuma mulher havia ocupado o lugar de um papa na História. Contudo, arqueólogos encontraram recentemente provas de que Joana foi eleita papisa e governou entre 855 e 857 d.C.
O reinado da Papisa Joana era considerado verdadeiro na época da Idade Média, mas historiadores atuais acreditam ser apenas uma lenda. De acordo com a história, Joana teria sido eleita papa e alcançado a hierarquia católica disfarçada de homem: era João VIII, também conhecido por Iohannes Anglicus, em latim. João reinou entre os anos de 855 e 857 d.C.
Segundo a história, o reinado do Papa João acabou quando ele estava liderando uma procissão na cidade e passou mal. O que aconteceu? Na verdade, ele (no caso, ela) estava dando à luz. A verdade sobre a Papisa Joana causou indignação geral e ela foi aprisionada. Não se sabe ao certo se chegou a ser executada, mas seu nome foi removido de todos os documentos da Igreja. Na lista oficial da instituição, ficou certo que Leão IV reinou até 855, sendo sucedido por Bento III até 858 e João VIII só ocupou o cargo entre 872 e 882.
Entretanto, pesquisadores da Universidade Flinders, na Austrália, acabam de encontrar o que pode ser a primeira prova de que a papisa realmente existiu: moedas em sua homenagem. Eles acreditam que as peças fazem parte de uma série de moedas francas feitas de prata, com imagens de papas e imperadores.De um lado da moeda está o nome do imperador Luis II, enquanto o outro carrega a representação do nome Iohannes, baseado na assinatura do papa.
Veja também
Últimas notícias
Professora da rede municipal de Arapiraca morre aos 55 anos após período internada
Presidente Lula visita a Índia a partir desta quarta-feira (18)
Chefe do CV busca hospital com documento falso e é preso enquanto tomava medicação
Defesa Civil de Maceió reforça alerta para evitar incêndios causados por falhas elétricas
Idosa de 82 anos fica ferida após receber tijoladas em Palmeira dos Índios
Filho embriagado agride irmão, quebra objetos e provoca briga familiar em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
