Museu Nacional: risco de incêndio foi denunciado duas vezes ao MP

No domingo passado (2), o Museu Nacional pegou fogo, perdendo artigos importantes e essenciais da história do Brasil. Reportagem do Fantástico veiculada neste domingo (9), mostra que o Ministério Público havia recebido duas denúncias sobre o risco de incêndio.
O Museu fazia parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sofria com falta de verbas para restauro e conservação do imóvel. No fim de julho passado, o Ministério Público (MP) recebeu uma denúncia anônima de alguém que se apresentou como arquiteto, informando sobre as condições precárias do prédio e o risco iminente de uma tragédia, além de fotos de "gambiarras" e fios desencapados.
No dia 4 de novembro de 2016, a diretora do Museu, Cláudia Rodrigues Carvalho, enviou ofício ao MP informando que o Museu estava com a quase totalidade do telhado recuperado, a parte elétrica havia sido reestruturada, novos quadros de força implantados, pára-raio instalado, a fachada frontal e o pátio interno central havia sido restaurados e o prédio contava com extintores de incêndio e monitoramento por câmeras. As reformas foram feitas após uma denúncia feita pelo arqueólogo e historiador Cláudio Prado de Mello, também enviada ao MP, que relata que as condições do prédio sempre foram muito precárias e que nem o Museu Nacional, nem outros seis museus, possuem alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros.
O atual diretor, Alexander Kellner, que assumiu o cargo no início deste ano, afirma que não havia nenhum motivo para suspeita de que houvesse problema na parte elétrica e que não havia fios desencapados no prédio.
O Ministério Público chegou a entrar em contato com a UFRJ, que pediu mais prazo para responder. "Nesse meio tempo, o museu pegou fogo", afirma Solange Braga, procuradora da República do RJ. "Erramos", finaliza a procuradora, afirmando que se o MP tivesse sido mais duro, talvez o Museu ainda estivesse inteiro.
Veja também
Últimas notícias

Por unanimidade, STF homologa liberação das emendas parlamentares

Incêndio atinge quarto de pousada na Pajuçara

Prefeito de Olivença veta recursos aos blocos após aproximação de foliões com a oposição

Ex-vice-prefeito de Major Izidoro é nomeado para cargo na ALE-AL; salário chega a R$12 mil

Departamento Estadual de Aviação atua no resgate de vítimas de acidente na AL-105

Merendeira de Maceió concilia trabalho em CMEI com curso superior de Nutrição
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
