Cidadania

Prazo para pedir 2ª via do título de eleitor termina nesta quinta-feira (27)

Por Assessoria e 7Segundos 25/09/2018 19h07
Prazo para pedir 2ª via do título de eleitor termina nesta quinta-feira (27)
Título no aplicativo também será aceito - Foto: Reprodução

O prazo para pedir a segunda via do título de eleitor está acabando. Vai até esta quinta-feira e o eleitor pode fazer a solicitação no cartório da zona eleitoral onde está cadastrado.

Mas para pedir a segunda via do documento de votação, o eleitor precisa estar em dia com a Justiça Eleitoral. Por isso é preciso pagar as multas, caso tenha se ausentado de alguma votação e não tenha justificado, por exemplo. No próprio cartório, o eleitor consulta a situação e, caso haja alguma pendência, a multa é gerada em boleto, cujos valores variam de um real e cinco centavos a trinta e cinco reais e 14 centavos.

Com tudo em dia, o eleitor tem a opção de obter o título em versão digital: para isso, tem que baixar o aplicativo E-título, disponível para celulares. O documento é emitido com foto e também serve como documento de identificação caso o eleitor já tenha feito o recadastramento biométrico. Além de fornecer o título digital, o aplicativo informa o local de votação e, pelo GPS do celular, guia o eleitor até a seção eleitoral. Também emite a certidão de quitação eleitoral e a negativa de crimes eleitorais.

Quem não tem o aplicativo pode consultar o local de votação no site tse.jus.br, na seção serviços ao eleitor. Os homens que perderam o prazo de alistamento militar até nove de maio não poderão votar este ano. Lembrando que, para ir às urnas, não precisa necessariamente do título de eleitor e, por isso, no dia da votação, pode ser levado qualquer documento oficial com foto: carteira de identidade, de habilitação, de trabalho ou passaporte