Arapiraca realiza seu 2º Encontro de Juremeiros neste fim de semana
A Jurema é uma religião genuinamente brasileira e pouca gente conhece seus fundamentos. Ela tem base no misticismo ameríndio, afro e do branco europeu, sendo o contato com a natureza muito presente – e muito vivo, sobretudo.
E Arapiraca tem um dos maiores núcleos da cultura juremeira do Brasil, localizado na Fazendinha do Zé da Pinga, no sítio Perucaba, nas imediações do bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas.
De sexta-feira (9) até domingo (11), está acontecendo por lá a 35ª Festa de Zé da Pinga e o 2º Encontro de Juremeiros e Juremeiras de Arapiraca com uma rica programação.
Nesta sexta, houve o terço na Capela de São José, às 15h, e a Mesa de Jurema, às 19h. Já no sábado (10), aconteceu a palestra “Jurema Sagrada: história, cultura e religiosidade”, às 9h, com o os juremeiros Alex Gomes (AL), Dênis Ajimuda (RN), Lúcia Helena (RN) e Alexandre L’omi L’odò, que é mestre em Ciências da Religião. À noite, por volta das 19h, ocorreu a Gira de Jurema.
No dia posterior e último deste encontro, o domingo (11), haverá encerramento com música ao vivo a partir das 9h.
Veja também
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
