Brasil é o 2° país que mais sofre com ameaças de golpes no email
A sua caixa de entrada ainda é um dos canais que os cibercriminosos mais utilizam para tentar fisgar seus dados pessoais e bancários — os apps de mensagem, como o WhatsApp, são o outro canal que eles costumam ter bastante sucesso. De acordo com o relatório “Smart Protection Network” da Trend Micro, o Brasil é o segundo país no mundo que mais recebe ameaças de vírus, conteúdo inapropriado e spam no email.
Só no mês de setembro, a Trend Micro bloqueou mais de 270 milhões de emails maliciosos para seus clientes, indicando que o número deve ser absurdamente maior entre os usuários sem uma solução de segurança.
É de extrema importância que as organizações se protejam da melhor forma, pois o vazamento das informações para cibercriminosos pode causar danos prejudiciais, tanto a níveis internos, quanto a de informações de seus clientes”, diz Tales Casagrande, especialista de segurança da informação da Trend Micro.
Especificamente sobre malware, o Brasil também foi um dos países mais atingidos durante setembro deste ano, com cerca de 2,6 milhões de programas maliciosos detectados. “A maneira de evitar os malwares e os estragos que podem causar é corrigindo e blindando as vulnerabilidades do sistema e se equipando de softwares que criem dificuldades para a invasão de cibercriminosos”, explica Tales.
Os malwares que miram dispositivos “point-of-sale" (PoS) também apareceram bastante, deixando o Brasil como o quinto país mais atingido. Esses malwares tentam roubar informações relacionadas a transações financeiras, incluindo informações de cartão de crédito, em máquinas que permitem que localizações de varejo aceitem pagamentos com cartão. “O malware financeiro é uma das maiores ameaças virtuais no mundo corporativo, então o aumento de sua incidência é preocupante, entretanto compreensível, uma vez que as ameaças crescem conforme o mercado de tecnologia ganha espaço”, finaliza Casagrande.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
