Confira 14 dicas para você organizar as finanças e não se endividar neste fim de ano
Com a aproximação do final do ano, período de muitas alegrias por causa das festas, clima de confraternização, o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), preparou uma lista com 14 dicas para os consumidores evitarem o endividamento durante o período, que costuma ser movimentado para o comércio, que se encontra recheado de produtos presentes na lista de compras, muitas vezes extensa, dos alagoanos.
Confira a lista elaborada pelo CRCAL para ajudar no planejamento dos consumidores neste fim de ano:
1 – Avalie criticamente o seu orçamento e corte gastos desnecessários.
2 - Veja quanto você pode gastar com as compras de fim de ano.
3 – Leve em consideração os gastos extras de início de ano, como matrícula e material escolar e IPTU.
4 - Separe uma reserva de pelo menos 10% do salário, em caso de alguma emergência.
5 – Invista a sua reserva em fundos mais rentáveis.
6 – Se você estiver endividado, use o 13º salário para pagar as dívidas, tentando sempre descontos e eliminando primeiro as contas com maior taxa de juros. Caso você não esteja com dívidas pendentes, invista o 13º.
7 – Enumere as prioridades de compras, analisando friamente o que realmente é necessário.
8 - Pesquise e compare os preços.
9 – Se for comprar pela internet, escolha a loja que ofereça mais vantagens como descontos e frete grátis, observando também a avaliação do estabelecimento feita pelos consumidores.
10 – Opte por comprar à vista, exigindo descontos. Em último caso, use o cartão de crédito em uma vez ou parcele em poucas prestações sem juros.
11 - Pague o valor total da fatura do cartão de crédito em dia para evitar juros.
12 – Vá monitorando o seu desempenho para não fugir do planejamento. Baixar um aplicativo de organização de finanças pessoais é um bom caminho.
13 – Encare a educação financeira como uma obrigação, afinal de contas, ter orçamento equilibrado significa qualidade de vida.
14 – Em caso de dúvidas, procure um contador devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL.