Diretora da Casa da Cultura encena com Ney Matogrosso em clipe de alagoano
Música tem grande teor político
Não é a primeira vez que a diretora da Casa da Cultura de Arapiraca, Leide Serafim, aparece em um clipe em que o cantor Ney Matogrosso é destaque. Sua estreia foi na canção “Memória da Flor”, do músico alagoano Júnior Almeida.
Agora, ela, que é também dançarina profissional, contracena com o ex-Secos e Molhados em nova música de outro alagoano, o rapper Vitor Pirralho juntamente com o grupo musical U.N.I.D.A.D.E., prestes a lançar seu terceiro disco “A Invenção É A Mãe de Todas As Necessidades”.
Com clipe dirigido pelo também cineasta alagoano Henrique Oliveira, da produtora Panan Filmes, a música “Rumos e Rumores” ganha notoriedade pelo enredo que vive o Brasil com a ameaça iminente de os índios terem seu restante de terra (que hoje representa 0,1% do território nacional) tomado pelo agronegócio.
No clipe, Ney encarna um pajé que vislumbra em uma visagem as dificuldades futuras de seu povo, que mais dá valor ao contato com a terra pura do que com o lucro que ela pode proporcionar.
O teor político percorre todo o discurso da música, com os dançarinos reverberando isso corporalmente. Em forma de metáfora, Leide Serafim, também conhecida como Olodum, é “só mais uma” nessa grande torrente sem rostos no espelho do homem branco.
Aos 39 anos de idade, dançarina desde 1995 onde participou do grupo de percussão AfroMandela e de dança Sururu de Capote, a própria Olodum é ativista dos povos indígena e afro, realizando sempre ações voltadas para estas pautas na Casa da Cultura e Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, no Centro de Arapiraca.
Desde que assumiu a Casa em 2017, foram realizados importantes eventos por lá como a Semana de Consciência Indígena falando sobre a ressurgência dos povos e diversas exposições sobre arte e cultura negra, além de homenagens a mães-de-santo .
Veja também
Últimas notícias
Ampliação da Av. Durval de Góes Monteiro avança com liberação de novo trecho
Jovem é preso em flagrante acusado de tráfico de drogas em Messias
Governo de Alagoas estabelece calendário de pagamento de servidores públicos em 2026
PM descobre drogas enterradas no Sertão e apreende arma de fogo em Porto Real do Colégio
Prefeitura de Porto Calvo promove Jornada Pedagógica 2026
IML aponta afogamento como causa da morte de jovem em barragem em Campo Alegre
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
