[Vídeo] Agentes de trânsito de Arapiraca denunciam que estão sendo perseguidos pela direção do órgão
Retaliações iniciaram quando os agentes decidiram não pagar o fardamento
![[Vídeo] Agentes de trânsito de Arapiraca denunciam que estão sendo perseguidos pela direção do órgão](https://img.7segundos.com.br/raMBtC4m6VQ4XnAgL17BEUC4JN0=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/119112-smtt_jpg.jpeg)
Na manhã desta quarta-feira (30) agentes municipais de transito da Prefeitura de Arapiraca realizaram um protesto em frente a sede do órgão, localizada na Avenida Ceci Cunha, em Arapiraca. Os agentes denunciam que eles estão sofrendo retaliação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca por não concordarem com determinadas ações administrativas.
Com as cirenes ligadas e faixas exigindo a garantida dos direitos, o agentes de trânsito, que agora, de acordo com o artigo 144 da constituição passaram a ser denominados Agente de Segurança Viária (ASV), chamaram a atenção de motoristas que tranfegam na manhã desta quarta na avenida Ceci Cunha.
Os agentes fizeram graves denúncias de ações tomadas pelo superintendente do órgão, o coronel Jodelmir Pereira de Souza. Eles denunciam que as primeiras retaliações foram iniciadas quando eles decidiram que não iriam pagar do próprio bolso o fardamento da SMTT. Desde então, alguns agentes tiveram a escala de trabalho alterada. “ Quem trabalhava em escala de plantão, ou seja, trabalhava um dia com dois de folga, começou a trabalhar diariamente”, denunciou um agente.
Outra questão denunciada pelos agentes é a “indústria de multas”. Eles afirmam que há um número de multas, uma espécie de meta, que cada agente deve atingir. Segundo os denunciantes, quem atinge a meta trabalha menos; quem não cumpre o número de metas diárias, trabalha mais.
Os agentes denunciam que o superintendente coronel Jodelmir Pereira é um gestor autoritário, ditador e não dialoga com os agentes no sentido de ouvir as reivindicaçoes e melhorar as condiçoes de traballho. ' Não sei como o prefeito Rogério Teófilo permite que um homem sem nenhuma habiidade para lidar com os servidores públicos muncipais, permaneça no cargo", desabafou um agente de trânsito.
As más condições dos veículos que eles trabalham diariamente, também foram fatos denunciados durante o protesto dos Agentes de Segurança Viária (ASV). Bancos rasgados, cinto de segurança danificados e pára-choques danificados foram algumas irregularidades nos veículos registradas durante o protesto.
O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da SMTT para saber o posicionamento do órgão a respeito das denúncias.
Respostas da Prefeitura de Arapiraca
Cotas de multa e escala de serviço
O superintendente da SMTT de Arapiraca, Jodelmir Pereira de Souza, afirmou nesta quarta-feira (30), que não existe no órgão municipal cota de autuações por parte da gestão.
“Em nenhum momento fazemos esse tipo de cobrança de cota de multas, o que cobramos é o preenchimento correto das autuações, a abordagem do infrator, apresentação pessoal, pontualidade, entre outros deveres, de acordo com as normas regulamentares”, destacou Jodelmir de Souza.
Escala de trabalho
Sobre a escala de serviço dos agentes de trânsito, o superintendente afirmou que o cumprimento a uma escala diferenciada nos primeiros dias do mês de fevereiro será necessário devido a concentração de eventos na cidade como encerramento da Festa da Padroeira, a realização do Folia de Rua e até os dias do Carnaval, que este ano ocorrerá no mês de março.
“Essa nova escala foi apresentada aos agentes na terça-feira (29), e ela mereceu na nossa análise uma modificação em jornadas de trabalho e isso será resolvido com todos eles”, explicou o superintendente.
A Lei Municipal 3003/2014, em seu artigo 13, determina a escala de 6 horas, 12 horas e 16 horas ininterruptas, inclusive aos sábados e domingos, desde que respeitadas às 40 horas semanais de trabalho.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
