Luciano Barbosa reúne prefeitos de Alagoas para apresentar novidades do Escola 10
Na solenidade, o vice-governador e secretário da educação mostrou os livros que serão distribuídos com os municípios que repactuarem com o programa
“A educação em Alagoas deu saltos significativos e um dos componentes que ajudaram o Estado conseguisse melhorar os níveis foi o entrelaçamento, a corresponsabilidade entre o Governo do Estado e as Prefeituras para cuidar da educação pública, afinal de contas a gente divide essa responsabilidade. Entre outros programas que nós lançamos, um deles se destaca pela parceria com os municípios, que é o Escola 10”, enfatizou o Vice-governador e Secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, na reunião sobre as novidades do Escola 10 na manhã desta segunda-feira (11), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
A solenidade marcou a comemoração da elevação de Alagoas nos rankings nacionais de educação. Nela, Luciano Barbosa parabenizou prefeitos e secretários municipais pelo trabalho exercido durante o ano de 2017 e apresentou as novas ações e objetivos do Programa Escola 10. Ainda na ocasião, o Vice-governador e Secretário da Educação mostrou os livros que serão distribuídos para alunos das redes públicas, beneficiando mais de 160 mil estudantes em todo o Estado.
Segundo Luciano Barbosa, o material confeccionado pela Imprensa Oficial, 550 mil unidades, é voltado para todas as crianças do 1º, 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I, 9º ano do Ensino Fundamental II e 1ª e 3ª séries do Ensino Médio, além dos professores.
Apoio
Para que haja maior diálogo entre Prefeituras e Governo do Estado, a Seduc conta com o apoio da AMA e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Prefeito de Cacimbinhas e Presidente da AMA, Hugo Wanderley, destaca a importância deste apoio para que haja o bom funcionamento da parceria.
“A AMA atua como agente mediador entre os municípios e o Estado, de forma que o funcionamento do Programa Escola 10 seja eficiente e beneficie os principais afetados, a população. O Escola 10 é um programa importantíssimo, que focou na capacitação dos profissionais das cidades alagoanas, no preparo dos estudantes para a prova do Ideb e Alagoas deu exemplo sendo o Estado que mais avançou no país nos resultados educacionais. Hoje estamos na 16ª posição, saindo das últimas posições e queremos chegar entre os dez primeiros estados de todo o país”, relatou Hugo Wanderley.
Representando a Undime, a Secretária de Educação e Cultura da Barra de São Miguel, Neuza Calheiros, reforça a relevância da atuação dos secretários municipais na parceria estabelecida pelo Escola 10. “Nesta nova etapa do programa, na qual temos por meta estar entre os dez estados com melhores notas no Ideb, os secretários municipais são o exército e estamos com as armas em punho para conquistar essa guerra”, declarou a Secretária.
Resultados exemplares
A cidade de Dois Riachos conseguiu alcançar as metas estabelecidas pelo Escola 10 nos anos iniciais e também nos finais. Ramon Camilo, Prefeito do município, contou que o início de sua gestão coincidiu com a implantação do programa, fazendo com que o planejamento da educação de Dois Riachos fosse pautada no avanço educacional e diminuição da evasão escolar, baseando-se na premissa da iniciativa do Governo do Estado.
“O Governo nos deu uma meta para que Dois Riachos alcançasse. Em decorrência disso, preparamos um pacote de investimentos, de mudanças na educação que possibilitasse esse resultado histórico. Ainda em 2017, superamos a meta prevista para 2019 e é uma felicidade participar deste momento que o Governo do Estado está proporcionando”, comentou Ramon Camilo.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
