Morre Bruno Ganz, ator suíço que interpretou Hitler no cinema
Ele tinha 77 anos e fazia tratamento contra um câncer
O ator suíço Bruno Ganz, famoso por seu papel como anjo em “Asas do desejo” e Adolf Hitler em “A Queda! As últimas horas de Hitler”, morreu neste sábado, 16, em Zurique, na Suíça, aos 77 anos.
“Sim, (faleceu) hoje nas primeiras horas do dia”, disse à AFP sua agente, Patricia Baumbauer, confirmando a morte do ator. “Estava com câncer”, acrescentou.
Os médicos diagnosticaram um câncer intestinal em julho do ano passado, o que lhe impediu de ser o narrador da ópera de Mozart “A flauta mágica”, no último Festival de Salzburg, onde foi substituído por Klaus Maria Brandauer.
Nascido em Zurique, filho de um mecânico suíço e mãe de origem italiana, era considerado como um dos atores de língua germânica mais importantes do pós-guerra, tanto no teatro como no cinema.
O papel mais conhecido de Ganz foi Adolf Hitler em “A queda: As últimas horas de Hitler” lhe valeu a consagração em 2004. Foi uma das primeiras produções alemãs dedicadas ao “Führer” em um país que segue traumatizado pela lembrança do nazismo.
Os críticos elogiaram a sua interpretação neste longa-metragem indicado ao Oscar de melhor filme de língua não inglesa, e que conta os últimos dias do tirano nazista ao final da Segunda Guerra Mundial.
Sobre interpretar Hitler no cinema, o ator disse à imprensa em 2005 que precisou “construir um muro ou uma cortina de ferro” em sua mente para se distanciar do ditador, com quem ele não queria passar suas “noites no hotel”.
“Me ajudou o fato de não ser alemão, porque pude colocar o meu passaporte entre Hitler e eu”, declarou Ganz à imprensa em 2005.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
