Dermatologista do HGE alerta para os riscos da exposição ao sol
Uso do protetor solar com FPS acima de 30 deve ser observado; produto deve ser utilizado em todas as ocasiões, inclusive em lugares fechados
Tanto para quem vai passar os dias de carnaval na folia quanto para os que preferem um período mais reservado ao descanso - em casa, sítio, praia ou piscina -, cuidar da pele sempre será fundamental. É o que afirma a dermatologista Cleide Vieira em palestra na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) Pré-Carnaval, evento que acontece anualmente e traz aos profissionais do Hospital Geral do Estado (HGE) a discussão de temas importantes à saúde.
De acordo com a dermatologista, em qualquer ocasião escolhida, o uso do protetor solar com FPS acima de 30 deve ser observado. “Quanto mais clara a pele, maior deve ser a fotoproteção. Lembrando que a aplicação do produto precisa ser feita 30 minutos antes da exposição ao sol e em todo o corpo. Não esquecer as orelhas, mãos, pés e boca (protetor labial)”, norteou.
Ela explicou que o produto precisa ser utilizado em todas as estações, inclusive em ambientes fechados, devido à luz branca que tem um efeito nocivo à pele. “Essa luz é encontrada nas telas de celulares e computadores, nos televisores e também nas lâmpadas fluorescentes. Ou seja, no trabalho ou em casa, você está exposto a esse tipo de luminosidade e ela causa mais manchas e envelhecimento da pele do que os raios UVA e UVB”, comentou a especialista.
Na ocasião, Cleide Vieira orientou a sequência correta de utilização dos produtos. Segundo ela, um hidratante específico para cada pele vem primeiro. Em seguida, o protetor solar e, para quem vai acampar ou passar o período em regiões com mosquitos, usa-se o repelente. “Lembrando que, para ter uma pele sempre saudável, devemos ingerir dois litros ou mais de líquidos para manter a hidratação. Água, sucos naturais, água de coco são ótimas opções”, completou.
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
