Deputado Léo Loureiro realiza audiência pública sobre autismo
Representantes de instituições, ministério público, defensoria, OAB, conselhos de educação e saúde estiveram presentes
O deputado estadual Léo Loureiro, (PP), realizou na tarde dessa segunda-feira, 22, uma audiência pública para debater os desafios do autismo, tratamento adequado e inclusão da pessoa com TEA na sociedade. Estiveram presentes pais de autistas, representantes de algumas instituições do segmento (APAE, ADEFAL e Pestalozzi), ministério público, defensoria, oconselho estadual de saúde, conselho de educação, OAB, secretaria municipal de saúde, além dos deputados Silvio Camelo, Jó Pereira, Angela Garrote e Fátima Canuto.
A neuropsicóloga e coordenadora do Centro Unificado De Integração e Desenvolvimento do Autista (CUIDA) da APAE Maceió, Fabiana Lisboa, deu uma palestra sobre o que é TEA e o que precisa ser feito para que de fato as pessoas com autismo e seus familiares tenham acesso ao atendimento adequado, visto que hoje não existem dados de quantos autistas existem em Alagoas.
“É necessário que seja feita feita uma pesquisa para mostrar quantos autistas tem no Estado. Onde eles estão? Eles estão na escola regular? Estão tendo atendimento adequado? Precisamos provocar a sociedade com esses questionamentos para que sejam desenvolvidas políticas públicas voltadas a pessoa com autismo” ressaltou Fabiana Lisboa
Léo Loureiro finalizou a audiência afirmando que o sentimento era de dever cumprido. “Precisamos criar a frente parlamentar da pessoa com deficiência e uma comissão para poder cobrarmos junto ao governo do Estado uma melhor forma de tratamento. O meu sentimento hoje é de união. Precisamos nos unir para lutarmos juntos em prol dessa causa”, explicou.