Crianças em cavalinhos de pau homenageiam vaqueiros em Batalha
Mais de 200 crianças da rede municipal participam de "cavalgada" no feriado
As últimas semanas foram de preparativos e de ansiedade para as crianças que estudam na rede municipal de Batalha. Após o sucesso da primeira Cavalgada de Cavalos de Pau, a expectativa é grande das crianças que querem colocar os cavalinhos fabricados com cabos de vassoura e materiais reciclados para "cavalgar" pelas ruas do Centro, na manhã do feriado de 1º de Maio.
O evento mistura que brincadeira, religiosidade, tradição e conhecimento histórico, este ano, além de homenagear vaqueiros conhecidos na região, será aberta com uma representação do quadro "Os Retirantes", de Cândido Portinari. De acordo com o professor Francisco de Assis, conhecido como tio Chico, coordenador da ONG Sítio Recreativo, que organiza o evento, um casal de crianças irá representar o casal de camponeses retratado na tela de Portinari.
Conforme o professor, a imagem retratada tem muita relação com a situação vivida pelo homem do campo no Sertão de Alagoas. "A miséria dos retirantes e a esperança de uma vida melhor marcaram o menino Portinari que via uma leva de migrantes passando pela sua cidade. Portirnari definiu sua pintura como 'de camponês'. Seus pais eram camponeses pobres e ele não podia esquecer deles", declarou, explicando que tanto a cavalgada de cavalinhos de pau como a representação do quadro é uma maneira de levar as crianças a valorizarem as suas origens.
Tio Chico conta que a ideia de promover a cavalgada de cavalos de pau surgiu após ele observar os sobrinhos brincando animados com os cavalinhos feitos a partir de cabos de vassoura. As crianças das escolas municipais passaram por oficinas e fabricaram os cavalinhos usando também garrafas pet usadas como base para fazer a cabeça dos cavalinhos, que são identificados pelas cores das "crinas". Cada escola participante é identificada por uma cor porque após a cavalgada percorrer as principais ruas da cidade, as crianças - e alguns adultos também - participam das competições de corrida de cavalos de pau e corrida de argolas.
A concentração do evento acontece na praça Matriz, às 8h30 da manhã.
Últimas notícias
Uncisal será expandida e ofertará curso de Medicina em Delmiro Gouveia
DEA é acionado para resgatar vítimas de acidente na BR 101, em Joaquim Gomes
Justiça mantém prisão de policial penal suspeito de matar empresária alagoana
[Vídeo] DMTT anuncia mudança em famoso cruzamento no Jacintinho a partir de domingo (29)
SMTT implanta mudanças no trânsito e instala novo semáforo em Arapiraca
[Vídeo] Motorista flagra lixo sendo transportado de forma irregular na AL-115
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
