Luciano Barbosa e David Barros lançam PROAGIP em Girau do Ponciano
O programa visa uma educação de qualidade na rede pública

Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, 22, em uma das salas do CEP – Centro de Educação Profissional, em Girau do Ponciano, o vice-governador e também Secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa e o prefeito do município, David Barros, juntamente com o secretário municipal de educação e cultura, Prof. Denis Carlos, assinaram o termo de compromisso que institui o Programa Acerta Girau (PROAGIP).
Cerca de 170 profissionais da rede municipal de ensino, entre diretores, coordenadores, professores e articuladores do Programa Escola 10, participaram do lançamento do PROAGIP, os quais também receberam as metas pactuadas do IDEB 2019 para suas respectivas escolas, sendo 7,0 a meta para os anos iniciais e finais do ensino fundamental.
O PROAGIP - Programa Acerta Girau é uma ação que se consolida através do governo municipal, em regime de colaboração com o governo estadual, visando uma educação de qualidade para todos os estudantes da rede municipal de ensino. O PROAGIP tem ações voltadas para desenvolver as habilidades com descritores de língua portuguesa e de matemática, como também diminuir o índice de reprovação e evasão escolar.
O principal objetivo do PROAGIP é avaliar a rede municipal e fortalecer a aprendizagem dos alunos, propondo uma integração com todos os envolvidos, realizando diagnósticos, atividades, simulados, avaliações e diversas ações com alunos do 2º, 5º e 9º anos, contribuindo para o desenvolvimento das competências e habilidades dos mesmos.
Fazendo uso da palavra durante o evento, o prefeito David Barros disse que apesar de ser um evento simplório, é um evento “que pode gerar muitos frutos na vida dos nossos alunos, nós temos um desafio muito grande na educação de Girau do Ponciano, a gente sabe que ainda falta muito por fazer, somos um município em área territorial muito grande, nós temos sessenta e seis escolas, todavia eu entendo que isso é acessório, o que nós precisamos mesmo é de fazer isto que nós estamos aqui fazendo, motivando, pedindo união para que os educadores, o corpo docente e discente de Girau do Ponciano possam se unir para que a gente possa galgar índices melhores no IDEB, nós estamos tentando fazer o nosso papel, o nosso dever de casa com a educação e quero agradecer a todos por estar aqui fazendo parte deste projeto e deste ponta pé inicial pra que Girau possa ser destaque na educação no estado de Alagoas.”
Citando exemplo de países que foram praticamente devastados durante a 2ª guerra mundial, Japão e Alemanha, o vice-governador e secretário de estado da educação Luciano Barbosa disse que o Brasil precisa, assim como estes países, priorizar a educação. “Isto que nós estamos fazendo aqui, já era pra ter sido feito há 50, 60, 70 anos atrás. Um país que não tem ciência, não tem tecnologia, não tem inovação, é porque não fez o dever de casa, que é dá educação. A única forma de o Brasil vencer essa inércia e, nós não termos mais uma década perdida, é apostar na educação. Nós precisamos alfabetizar na idade certa para não produzir analfabetos”.
“Hoje é um dia para que possamos consolidar esse pacto positivo do bem, hoje, literalmente, iremos dar inicio a uma marca positiva em torno de um maior IDEB para o nosso município”. Disse em tom de otimismo o secretário Dênis Calos.
Veja também
Últimas notícias
Prefeito Luciano Barbosa assina ordem de serviço para o início das obras do Cras Planalto nesta terça

João Campos deve ser eleito presidente nacional do PSB com apoio dos socialistas de Alagoas

Homem suspeito de agredir companheira com socos, tapas e empurrões é preso em Maceió

Inelegível, Bolsonaro quer vice nordestino em 2026; alagoanos podem ficar de fora da lista

Cibele Moura participa da Caminhada do Autismo e reforça compromisso com inclusão e políticas

Motoristas por App podem ser MEIs e ter direitos garantidos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
