O que é necessário para se tornar um cuidador de idosos
Confira como funciona a profissão
A profissão de cuidador de idosos é a que mais tem crescido no Brasil devido ao envelhecimento da população. Aproveitando a oferta no mercado de trabalho veja o que é necessário para se tornar um cuidador de idosos.
Como saber se você está na área certa
A princípio é preciso ter em mente de que você lidará com pessoas diferentes, e que o trabalho não é tão similar aos cuidados que você pode ter com algum familiar seu dentro das mesmas condições.
Para se familiarizar com a profissão, e também para ter certeza de que você têm aptidão é interessante realizar trabalho voluntário em lares para idosos e hospitais.
Dessa maneira você terá a oportunidade de entrar em contato com profissionais da área para tirar as suas dúvidas referente à rotina.
Feito isso, é necessário ter em conta de que deve investir em curso técnico de enfermagem, posteriormente o curso de cuidador e curso home care enfermagem.
Após a realização desses cursos você estará apto para a realização dos procedimentos referentes à higiene pessoal do paciente, assim como a administração de remédios, acompanhamento internações, acompanhamento exames, acompanhamento sessão de fisioterapias, pós operatório, além de cuidador acompanhante viagens.
Os idosos em estágio avançada, e com debilitações precisam de auxílio para manter uma alimentação correta e regrada, manter a mobilidade em dia com caminhadas, além das necessidades fisiológicos - existem casos em que há dificuldade para se deslocar até o banheiro, assim como pode existir a necessidade de utilizar fraldas geriátricas.
Como funciona a profissão
Existem alguns meios de você adentrar o mercado de trabalho, sendo contratado por uma empresa de cuidadores a domicílio como também buscar por vagas de cuidador de idosos particular.
Para se tornar um cuidador home care é necessários fazer os cálculos referentes ao salário que você irá receber. É comum que após a família se acostumar com um acompanhante cuidador queiram contratá-lo para a realização de trabalho integral.
Nesse caso é necessário computar quais são os gastos que você têm como cuidador de idosos, desde os serviços de enfermagem à valor plantão cuidador, cuidador para hospital, cuidador plantonista para atuar como cuidador noturno em plantões particulares de enfermagem, assim como serviços de fisioterapia home care.