Na Mídia

Stranger Things 3: 11 referências a filmes dos anos 1980 que você pode ter perdido

Seguindo a linha de outras produções da Netflix, os irmãos Duffer resolveram investir em referências de grandes obras do cinema

Por Rolling Stone Brasil 07/07/2019 14h02
Stranger Things 3: 11 referências a filmes dos anos 1980 que você pode ter perdido
Stranger Things 3 temp - Foto: Reprodução

A terceira temporada de Stranger Things estreou na Netflix nesta quinta, 4, e trouxe de volta Mike, Eleven, Will, Lucas, Dustin e Max de um jeito mais maduro - tanto em suas vivências não mais infantis e sim adolescentes quanto em uma história mais sombria. 

Para criar as cenas, agora mais macabras e sombrias, os irmãos Matt e Ross Duffer, criadores e diretores da série, valeram-se de diversos filmes icônicos lançados na época em que ocorre o programa, a década de 1980. Tanto em alusões diretas, como pôsteres e roupas, quanto em referências de cenas e personagens, os cineastas honraram algum dos filmes mais populares da indústria cinematográfica e inovadora da época. 

Não é a primeira vez em que fazem isso, já que integram alguns dos sucessos dos anos 1980 à vida dos protagonistas da série, como a roupa dos Caça-Fantasmas que usaram no halloween, ou os incessantes jogos do famoso D&D. 

Agora, porém, voltaram-se a algo mais sutil, como feito em outras produções recentes da Netflix: Desventuras em Série, por exemplo, mostra Sunny deslizando em um trenó, e quando os vilões a ameaçam e pedem uma última palavra, declara “Rosebud”, como no icônico Cidadão Kane. Em O Mundo Sombrio de Sabrina, também: a série de terror adolescente vai ao âmago de vários dos mais famosos filmes do horror da história: o jardim que traz seres de volta à vida de Cemitério Maldito, o vestido à Bebê de Rosemaryda protagonista, e Harvey posando como Johnny Depp em A Hora do Pesadelo. 

Em Stranger Things., não foi diferente. A série já abre com uma referência à saga que impactou o cinema dos anos 1980: Star Wars. Um estrangulamento mostrado de modo quase idêntico ao primeiro feito por Darth Vader em Uma Nova Esperança. 

Separamos 11 filmes dos anos 1980 que apareceram na terceira temporada de Stranger Things. Veja:

Dia dos Mortos (1985) - episódio 1

A nova temporada começa com  Mike (Finn Wolfhard), Will (Noah Schnapp), Lucas (Caleb McLaughlin) e Max (Sadie Sink) aproveitando as férias - e a premiére de Dia dos Mortos, o terceiro filme da franquia Noite dos Mortos-Vivos, de George A. Romero, referência em histórias de zumbi. 

Fast Times at Ridgemont High (1982) - episódios 1 e 8

Billy (Dacre Montgomery) rouba o coração de todas as moças e mulheres trabalhando como salva vidas da piscina comunitária de Hawkins. Ele e sua bermuda de banho vermelha impactam todo mundo à volta e “Moving In Stereo”, de The Cars, toca ao fundo - lembra a cena de Fast Timesem que Linda Barrett (Phoebe Cates) sai da piscina em um biquíni vermelho. 

Além disso, Dustin acabou de voltar do acampamento de verão e garante que conseguiu uma namorada que é mais bonita que Phoebe, uma das estrelas do filme. A personagem aparece de novo, em um boneco de papelão que Steve derruba. 

Conta Comigo (1986) - episódio 1

No clássico Conta Comigo, Gordie (Wil Wheaton) conta para todos a história de David Hogan (Andy Lindberg), um menino gordo que competiu em um concurso de comer tortas, e o chama de Lard-ass (bunda de banha). É o mesmo xingamento que Billy escolhe para xingar um garoto, também gordo, que corre na beirada da piscina em que ele trabalha. 

Star Wars: Uma Nova Esperança (1977) e Retorno de Jedi (1983) - episódios 1 e 8

A primeira cena da série é uma referência à Star Wars e à primeira cena em que Darth Vader estrangula alguém - o que depois tornou-se seu movimento registrado e método favorito de matar. 

Depois, Dustin (Gaten Matarazzo) identifica-se no rádio com seus amigos como Gold Leader - o mesmo nome usado pelo líder da Aliança Rebelde, Dutch, na Batalha de Yavin. 

E, finalmente, no último episódio Steve explica para Robin que seu filme favorito de Star Wars é “aquele com os ursos de pelúcia”, os Ewoks, de Retorno de Jedi.

A Mosca (1986) - episódios 1 e 4

David Cronenberg é um dos grandes nomes do horror grotesco e transformações corporais, e seu filme A Moscaé referência no assunto. Tanto que os irmãos Duffer usaram isso para transformar as possessões da nova temporada em algo gore e sombrio - desde o episódio 1, com as explosões nojentas dos ratos, até o episódio 4, quando Billy e a Mrs. Driscoll, ambos possuídos pelo Devorador de Mentes, ficam com as veias arroxeadas e saltadas e os corpos levemente deformados, o que lembram a cena de fusão de A Mosca. 

Outra alusão é quando Billy implora à irmã Max e os amigos que o deixem sair da sauna em que o prenderam - lembra Dr. Brundle, protagonista do filme, pedindo ajuda para reverter seu experimento. 

O Iluminado (1980) - episódios 3, 4 e 5

A primeira referência à um dos maiores filmes de terror da história é quando Eleven (Millie Bobby Brown), usando seus poderes de visão, procura por Heater, a salva-vidas. Ela olha para o lado e uma porta vermelha se materializa de modo semelhante à famosa cena do sangue escorrendo pelas portas do elevador. 

Depois, no episódio seguinte: Billy consegue quebrar a janela da sauna e tenta atacar Max com um pedaço pontiagudo de azulejo, igual a Jack Torrance, vilão de Iluminado, faz com sua esposa na cena em que quebra a porta do banheiro. E de fato, quando chamaram Montgomery para interpretar Billy, os diretores pediram para ele agir como alguém que lembrasse Jack. 

A cena tem outra referência: Bruce (Jake Busey), enlouquecido, persegue Nancy e Jonathan pelo hospital e quebra uma porta, encaixa o rosto e fala um sombrio “Oi, vocês”. 

O Enigma de Outro Mundo (1982) - episódios 4, 5 e 6 

A referência ao filme começa na temporada anterior, quando o grupo de crianças percebe que o Devorador de Mentes gosta do frio - e odeia o calor. O mesmo acontece no filme de John Carpenter, quando MacReady percebe que a Coisa, monstro da história, não gosta de calor - mas vai mais longe e constrói uma base no meio do fogo. 

Um postêr do filme está no porão de Mike no episódio 5, e na parte seguinte da série, Lucas fala sobre o filme - dizendo que seu remake dos anos 1980 (o original é de 1951) é como a nova versão da Coca-Cola. 

Exterminador do Futuro (1984) - episódios 5 a 8

O assassino russo lembra em todos os aspectos o Exterminador (Arnold Schwarzenegger)  - desde suas metralhadoras e suas jaquetas até sua mandíbula e atitude incansável na caça à Hopper e Joyce. 

Duro de Matar (1988) - episódios 5 e 8

Em uma cena, Hopper consegue dominar o assassino russo e ameaça atirar em sua cabeça. “Você não vai fazer isso”, responde o inimigo. “Você é um policial. Policiais têm leis” - linha citada quase palavra por palavra para Bruce Willis em Duro de Matar. Em seguida, as cenas de luta das duas produções também mostram-se quase idênticas. 

Depois, Hopper brinca ainda que deviam chamar o guarda russo para “dar umas risadas”, como a fala de John McClane no filme: “venha para o litoral, a gente se reúne, ri um pouco.”

De Volta Para o Futuro (1985) - episódio 7 

Quando Dustin e Erica estão procurando desesperadamente por um lugar para esperar Steve e Robin voltar a si, decidem colocá-los sentados em frente à uma exibição de De Volta Para o Futuro, e Robin tenta explicar o enredo: “eles precisam voltar para o futuro porque está no passado. Então, o futuro na verdade é o presente, que é o tempo dele.”

História Sem Fim (1984) - episódio 8 

A redenção de Dustin e Suzie ao som da música final da séria, batizada como A História Sem Fim é uma das mais singelas homenagens dos Duffer e dá à audiência  uma visão e nostalgia gostosa do final de outra das maiores histórias infanto-juvenis da história.