Oficina de Geojornalismo Colaborativo do Baixo São Francisco está com inscrições abertas
O objetivo é fortalecer uma base de dados e informações reais sobre o panorama socioambiental da região
O Baixo São Francisco real, apresentado, principalmente, por uma rede jornalistas e de informantes locais capacitados na integração de notícias, imagens, dados e cartografia. Tudo ao alcance de qualquer pessoa, a qualquer momento, com uma dinâmica de atualização diferenciada, realizada com a colaboração das pessoas que vivenciam as principais situações.
É a Rede InfoSãoFrancisco, com seus geojornalistas, gerando uma base de dados, informações, imagens, vídeos, áudios e mapas temáticos que configurem um retrato do panorama socioambiental e de justiça aos direitos humanos no Baixo São Francisco, inicialmente.
Para fortalecer a estruturação da Rede InfoSãoFrancisco, nos próximos dias 31 de agosto e 1º. de setembro, será realizada a 1ª. Oficina de Geojornalismo Colaborativo do Baixo São Francisco no Povoado Mato da Onça, em Pão de Açúcar, Alagoas.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO
As vagas para a oficina são limitada
s. Serão priorizadas pessoas de comunidades do Baixo São Francisco, maiores de 18 anos, que terão as vagas distribuídas de modo a melhor representar, neste momento, cada sub-região: sertão, agreste e litoral.
Em breve será divulgada a programação, possibilidades de acomodações e detalhes que possam contribuir para uma boa participação coletiva.
Para fazer sua inscrição, entre em contato conosco através do endereço eletrônico [email protected] as seguintes informações:
1- Nome completo
2- Localidade/Município de residência
3- Atividade (por exemplo, estudante e/ou profissão) e local da mesma
4- Em poucas linhas, qual a sua motivação para participar da oficina.
Conheça mais sobre o geojornalismo:
A plataforma InfoAmazonia;
A plataforma InfoCongo, da bacia do rio Congo;
A plataforma The Third Pole, dasprincipais bacias asiáticas;
Da rede mundial de geojornalismo Earth Journalism Network;
Geojournalism.org, site de material para melhoria de atuação de geojornalistas
O curso será ministrado por Gustavo Faleiros, jornalista ambiental responsável pela plataforma InfoAmazonia, criada em 2012, membro da Earth Journalism Network(projeto da rede mundial de jornalistas Internews), com dedicação à capacitações de geojornalistas na América do Sul e na África, sendo ainda colaborador do site O Eco, onde introduziu o uso de cartografias geradas por satélites associadas à dados e mapas interativos.
As atividades serão divididas em aulas teóricas, no Mato da Onça, e práticas, na RMO – Reserva Mato da Onça, ocupando a manhã e a tarde dos dois dias.
A oficina tem como principal objetivo a melhor organização consolidação, e fortalecimento da Rede InfoSãoFrancisco, através da capacitação das pessoas, os geojornalistas colaborativos, vários que hoje já contribuem, ainda em fase experimental, com informações e artigos para o site Canoa de Tolda.
Com a capacitação dos membros da Rede InfoSãoFrancisco, será possível, com a produção das matérias (associadas à geração de dados e cartografias temáticas) a tentativa de inserção do caso do São Francisco na temática global do desastre climático. O entendimento das situações locais, para artigos ambientais, passa necessariamente pelo conhecimento das mudanças planetárias e esta é uma das propostas desta iniciativa.
◊ A 1ª. Oficina de Geojornalismo do Baixo São Francisco é uma iniciativa da Canoa de Tolda, com o suporte do Projeto Opará – Águas do Rio São Francisco (cooperação da Canoa de Tolda com a UFS – Universidade Federal de Sergipe, através do Programa Petrobras Sociomabiental)
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
