Saiba o que é a harmonização facial, processo que conquistou os famosos
O objetivo é deixar o rosto em harmonia

A harmonização facial vem conquistando cada vez mais brasileiros. A técnica é considerada menos invasiva que uma cirurgia plástica tradicional e já conquistou artistas como Alok, Joelma, Diego Hypólito e Gretchen. O procedimento pode ser feito em várias partes do rosto e é comum ver famosos que fizeram o preenchimento no maxilar, maçã do rosto, queixo, dentes, gengiva, lábios, expressão facial, função muscular facial, marcas de expressão e outros.
O objetivo, como o próprio nome diz, é deixar o rosto em harmonia, de forma mais simétrica. A técnica pode ser realizada por homens e mulheres. Mas antes é preciso saber quais os pontos a serem melhorados no rosto. Para isso, é necessária a avaliação de um profissional da área.
Confira abaixo as técnicas mais buscadas:
Ácido deoxicólico
O ácido deoxicólico é muito utilizado para a redução da papada. O procedimento é considerado mais seguro e menos invasivo, além de ter um menor custo quando comparado a uma lipoaspiração de papada.
Ácido hialurônico
O ácido hialurônico costuma ser usado tanto para o preenchimento labial quanto para a correção de marcas de expressão como o “bigode chinês”, por exemplo, e as olheiras profundas.
Além disso, o ácido hialurônico também pode ser aplicado para o contorno da mandíbula e até na rinomodelação (mudança no formato do nariz). Em ambos os casos, o intuito é dar uma nova definição a estas partes do rosto.
Bichectomia
Apesar de ser um procedimento mais invasivo, a bichectomia também pode ser realizada na harmonização facial. A técnica consiste em reduzir o volume das bochechas, garantindo maior definição ao rosto.
Toxina botulínica (botox)
A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, também não fica de fora. Ela auxilia no relaxamento dos músculos, reduzindo marcas e dando maior equilíbrio ao rosto como um todo.
A técnica é muito utilizada para amenizar as linhas de expressão e também pode ser usada para levantar as sobrancelhas e corrigir o ângulo do rosto.
Lifting facial
O lifting facial – ou, tecnicamente falando, ritidectomia – é muito procurado para a remoção de rugas. O procedimento é realizado por um cirurgião plástico e busca o rejuvenescimento do rosto.
Rinomodelação
Diferentemente da rinoplastia – tratamento cirúrgico de todas as alterações estéticas do nariz –, a rinomodelação é uma abordagem não cirúrgica para modificar aspectos estéticos do nariz.
Na rinomodelação o ácido hialurônico costuma ser aplicado no nariz por meio de seringas com agulhas. O resultado é surpreendente, mas, segundo especialistas, o procedimento dura, normalmente, um ano. Após este período, é preciso reaplicar o ácido.
Riscos e cuidados com os procedimentos
Todos os procedimentos utilizados para a harmonização facial têm riscos. Os principais estão relacionados a aplicação incorreta dos produtos. Caso o ácido seja aplicado no lugar errado ou em quantidade acima da permitida, pode haver complicações. Por isso, especialistas reforçam que os procedimentos devem ser realizados em hospitais, junto a uma equipe médica e com estrutura preparada.
Estudos apontam que essa proximidade com os famosos e as redes sociais está despertando cada vez mais o interesse pela imagem. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos dez anos houve um aumento de 141% no número de procedimentos entre jovens de 13 a 18 anos. O número preocupa, já que neste período os adolescentes ainda não possuem maturidade suficiente para compreender a mudança.
Por isso, muitos especialistas recomendam que os pais colaborem para a manutenção do bem-estar dos filhos, com o objetivo de adiar ao máximo os procedimentos mais evasivos. Geralmente nesta idade o que mais incomoda os jovens é o rosto, logo, pequenos cuidados com a pele já podem melhorar a relação deles com o próprio corpo. Separamos algumas dicas de como colaborar com essa melhora.
1) A limpeza da pele é o primeiro passo na rotina de cuidados
Especialistas afirmam que higienizar a pele é muito importante. Ao acordar e à noite, é ideal usar um sabonete específico, seguido de tônico ou água termal. Uma vez por semana é importante fazer uma limpeza mais profunda utilizando um vaporizador facial e esfoliantes que removem células mortas.
2) A melhor amiga do corpo é a hidratação
Muitos problemas de flacidez e falta de viço na pele se dão devido à desidratação. Além do uso de cremes específicos para mãos, pés e corpo - desenvolvidos para atender as necessidades de cada área especificamente -, é importante ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Beber líquidos, principalmente água, favorece a eliminação de toxinas.
3) Proteger a pele dos efeitos do sol é primordial na prevenção do câncer de pele
A pele deve ser protegida diariamente contra os raios UVA e UVB, responsáveis pelo envelhecimento precoce, surgimento de manchas, dermatites, sardas, flacidez e até mesmo o desenvolvimento do câncer de pele. O FPS mínimo indicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é igual ou superior a 30, além disso, o produto deve ser reaplicado a cada duas horas.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
