Bolsonaro comete gafe com vídeo de caça a baleias para criticar Noruega
Imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, na Dinamarca
O Presidente Jair Bolsonaro decidiu usar um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazônia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé (Dinamarca).
"Vejam o assassinato de baleias patrocinado pela Noruega", escreveu o político nas redes sociais, colocando um link de um vídeo que mostra pessoas matando baleias.
O vídeo tem uma música de fundo melancólica e mostra animais que nascem em um riacho sendo mortos na praia, dando as águas um tom vermelho de sangue.
Essas imagens ilustram uma cena de grindadráp (ou grind), uma tradicional caçada que ocorre nas Ilhas Faroe, posse dinamarquesa do Atlântico Norte.
Na Noruega, um país raro no mundo que permite a caça comercial de baleias, as baleias são caçadas - individualmente e com menos publicidade - no mar a partir de um barco usando um arpão com uma granada.
A publicação provocou indignação e críticas nas redes sociais. "O Presidente do Brasil é estúpido! Não é a Noruega! Não matamos baleias assim (...) Mais notícias falsas, como Trump diria" reagiu um internauta no Twitter.
"A desinformação é um crime senhor Presidente", escreveu outro.
Bolsonaro tem vindo a criticar a Noruega desde que o país escandinavo, seguindo o exemplo da Alemanha, anunciou na semana passada que estava suspendendo a ajuda para combater o desmatamento da Amazônia no Brasil.
Como o maior financiador de um fundo em prol da Amazônia, a Noruega, através do seu ministro do Meio Ambiente e Clima, Ola Elvestuen, que acusou o Brasil de Bolsonaro de "não querer mais parar o desmatamento" e unilateralmente quebrou o acordo sobre a governança do Fundo de Conservação da Floresta Amazônica.
Bolsonaro imediatamente reagiu com violência, recordando que a Noruega é "o país que mata baleias lá em cima, no Polo Norte, que também explora petróleo".
"Este não é um exemplo para nós. Deixe-os enviar seu dinheiro para ajudar Angela Merkel a reflorestar a Alemanha ", escreveu Bolsonaro nas redes sociais.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
