Bolsonaro comete gafe com vídeo de caça a baleias para criticar Noruega
Imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, na Dinamarca

O Presidente Jair Bolsonaro decidiu usar um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazônia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé (Dinamarca).
"Vejam o assassinato de baleias patrocinado pela Noruega", escreveu o político nas redes sociais, colocando um link de um vídeo que mostra pessoas matando baleias.
O vídeo tem uma música de fundo melancólica e mostra animais que nascem em um riacho sendo mortos na praia, dando as águas um tom vermelho de sangue.
Essas imagens ilustram uma cena de grindadráp (ou grind), uma tradicional caçada que ocorre nas Ilhas Faroe, posse dinamarquesa do Atlântico Norte.
Na Noruega, um país raro no mundo que permite a caça comercial de baleias, as baleias são caçadas - individualmente e com menos publicidade - no mar a partir de um barco usando um arpão com uma granada.
A publicação provocou indignação e críticas nas redes sociais. "O Presidente do Brasil é estúpido! Não é a Noruega! Não matamos baleias assim (...) Mais notícias falsas, como Trump diria" reagiu um internauta no Twitter.
"A desinformação é um crime senhor Presidente", escreveu outro.
Bolsonaro tem vindo a criticar a Noruega desde que o país escandinavo, seguindo o exemplo da Alemanha, anunciou na semana passada que estava suspendendo a ajuda para combater o desmatamento da Amazônia no Brasil.
Como o maior financiador de um fundo em prol da Amazônia, a Noruega, através do seu ministro do Meio Ambiente e Clima, Ola Elvestuen, que acusou o Brasil de Bolsonaro de "não querer mais parar o desmatamento" e unilateralmente quebrou o acordo sobre a governança do Fundo de Conservação da Floresta Amazônica.
Bolsonaro imediatamente reagiu com violência, recordando que a Noruega é "o país que mata baleias lá em cima, no Polo Norte, que também explora petróleo".
"Este não é um exemplo para nós. Deixe-os enviar seu dinheiro para ajudar Angela Merkel a reflorestar a Alemanha ", escreveu Bolsonaro nas redes sociais.
Veja também
Últimas notícias

Léo Santana e Calcinha Preta agitam São João Massayó nesta quinta (26)

Cabo Bebeto critica aumento de despesas em AL e alerta para má gestão dos recursos públicos

Marcelo Beltrão quer colocar os municípios alagoanos no topo da educação do Brasil

Deputado Fabio Costa cobra reforço na segurança após crime em Pilar

Câmara de Maceió define calendário para indicação de emendas e votação da LDO
Alagoas mantém nove cadeiras na Câmara dos Deputados após decisão do Senado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
