Professores reivindicam atualização do calendário de pagamento dos aposentados
Gratificação para recreador infantil também foi discutida durante a sessão
Durante uma audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (18) na Câmara de Vereadores de Arapiraca, o Núcleo do Sinteal Arapiraca discutiu o calendário de pagamento dos professores da ativa, aposentados e pensionistas. Nos últimos meses, o calendário acordado entre a categoria e o sindicato, não está sendo cumprido pela Prefeitura de Arapiraca.
O diretor do Sinteal Núcleo Arapiraca, Paulo Henrique iniciou o debate defendendo que haja uma maior atenção por parte da administração municipal para que os aposentados não tenham prejuízos com o atraso no calendário de pagamento. Segundo o diretor, a categoria tem contas a pagar e não pode ser penalizada por falta de atenção da administração municipal.
Paulo Henrique também manifestou a preocupação com o não pagamento do décimo terceiro salário para os aposentados, argumentando que se agora já se atrasa o pagamento, imagine o décimo terceiro salário.
Durante sua fala, o diretor do Sinteal defendeu que os recreadores infantil possam receber uma gratificação como uma forma de incentivo a esses profissionais, já que eles não podem ser enquadrados no quadro de professores.
O vereador Rogério Nezinho, Leo Satunino e Fabio Henrique afirmaram que que não está havendo o menor interesse da administração municipal em atender as reivindicações do Sinteal, principalmente no que se refere aos professores aposentados, que tanto dedicaram suas vidas e que hoje, passam por situações difíceis com o atraso no calendário de pagamento.
Alguns professores que estavam presentes à audiência pública, se pronunciaram, a exemplo da professora Juraci Pinheiro, que afirmou não acreditar nas promessas da administração municipal. “ Dedicamos toda a nossa vida ao ensino da sala de aula e muitos de nós estamos sequelados em consequência de diversos de problemas de saúde que adquirimos durante todo esse tempo nas salas de aula. E agora somos humilhados com o atraso no pagamento dos nossos vencimentos”, desabafou a professora.
A professora Micheline criticou as administrações anteriores do IMPREV, afirmando que órgão, serviu como a Casa da Mãe Joana, porém, e disse que dirigentes antigos, só queriam se beneficiar com o órgão.
O presidente do IMPREV, Valdson Cleber Bezerra, ao fazer uma explanação sobre a atuação do órgão, disse que tanto a administração munucipal como o IMPREV, tem interesse em resolver o problema e confirmou a existência de irregularidades em várias aposentadorias, detectadas em uma auditoria interna.
Ele garantiu ainda, que todos os esforços estão sendo feitos pelo prefeito Rogério Teófilo e o órgão, para encontrar as soluções desses problemas.
Por sua vez, a secretária de Articulação Política, Professora Graça, ao falar sobre os recreadores infantis, defendeu o incentivo através de uma gratificação na chamada compensação salarial com uma Função Gratificada (FG), afirmando que é interesse do prefeito, resolver essas questões.
Ela descartou a possibilidade, conforme o presidente do Sinteal, havia manifestado a sua preocupação com o não pagamento do décimo terceiro salário, afirmando que não tem dúvida de que os aposentados receberão o dinheiro na data certa e concluiu dizendo,que tanto a administração municipal, quanto a própria Câmara Municipal, apoiam os professores em suas reivindicações.
A vereadora Gilvania Barros, ao falar sobre a unificação da Previdência Privada e Previdência Financeira, disse que é mais fácil resolver a questão dos recreadores com a gratificação sugerida nas discussões.
Segundo ela, tudo depende de boa vontade e isso está acontecendo com o prefeito Rogério Teófilo, que já tem manifestado o seu desejo em resolver os problemas apresentados pelo Sinteal.
No final, o presidente Jario Barros, disse que o Poder Legislativo, estava aberto para discutir todos os problemas da sociedade e conclamou o povo, a acompanhar as sessões do Legislativo, às terças e quintas-feiras, para acompanhar as atividades dos parlamentares.
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
