Professor Clébio participa de encontro nacional de intelectuais e ativistas negros
Evento acontece nos dias 19 e 20 em São Paulo
Com o tema “Igualdade Racial no Brasil: reflexões e perspectivas, está sendo realizado nos dias 19 e 20 de setembro, em São Paulo, do Colóquio de Intelectuais e Ativistas Negros. O evento é uma iniciativa dos Agentes de Pastoral Negros.
Participam desse encontro intelectuais e ativistas negros das principais organizações do Movimento Negro no Brasil, ex-ministros de estado da Igualdade Racial e autoridades ligadas à causa negra.
O professor Clébio Araújo da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e o professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Zezito Araújo, foram os representantes da área acadêmica a participarem da programação do Colóquio de Intelectuais e Ativistas Negros.
O professor Clébio Araújo, que desde os tempos de estudante secundarista, já militava em defesa das minorias como a causa negra, indígena, quilombola, trabalhador do campo, dentre outras, ressalta que o encontro nacional é bastante pertinente para o momento atual.
“O governo federal está patrocinando um desmonte de políticas afirmativas, que tem gerado uma crise em torno dessas conquistas que já foram consolidadas e agora estão ameaçadas”, afirmou.
Na programação dos dois dias de eventos serão discutidas temáticas como Direitos Humanos, Nação e Democracia no âmbito da Comunidade Negra; Educação Étnico Racial: Avanços e Desafios; Religião e Cultura de Paz entre outras temáticas.
No final do encontro, serão encaminhadas propostas para as autoridades e as grandes organizações do Movimento Negro.
“É um encontro intelectual com vista a uma ação coletiva de defesa dos direitos que já foram conquistados pela população negra”, finalizou o professor Clébio.