Embaixada do Brasil em Berlim acaba com coral por repertório com canções de Chico contra a ditadura
"A embaixada do Brasil não pode ser utilizada como plataforma para o lançamento de programa de protesto contra o governo”
A Embaixada do Brasil em Berlim negou que o motivo de ter deixado há cinco meses de divulgar um coral especializado em música brasileira na capital alemã tenha relação direta com seu repertório, que inclui canções do compositor Chico Buarque. O órgão argumenta que a decisão se deve à “perda de confiança gerada pela alteração unilateral da programação”, por conta de um concerto realizado na sede da representação diplomática.
“A embaixada é representante do Estado brasileiro e se empenha em divulgar a cultura brasileira e sua música, caraterizada pela nossa diversidade, sem discriminação alguma com relação a qualquer artista, o que evidentemente inclui Chico Buarque, um dos expoentes maiores de nossa músicas”, ressalta o órgão em nota divulgada nesta quinta-feira (26/09). O texto diz que “o Brasil é um país democrático, acostumado e respeitoso (…) mas é evidente que a embaixada do Brasil não pode ser utilizada como plataforma para o lançamento de programa de protesto contra o governo”.
A embaixada reconhece que interrompeu a divulgação das atividades do coral Brasil Ensemble Berlin após abrigar um concerto do grupo em seu edifício no dia 11 de abril. O motivo, segundo a nota, foi uma alteração da programação do espetáculo “sem qualquer consulta à embaixada, na forma do lançamento imprevisto de uma iniciativa de cunho essencialmente político, rompendo claramente o entendimento acordado e o espírito da ocasião”.
O show teve um repertório incluindo, entre outras, canções de Chico Buarque da época da ditadura militar, como Cálice e Roda viva. O clássico de Tom Jobim O morro não tem vez foi apresentado em roupagem renovada, intercalado com um rap com referências ao cotidiano de comunidades pobres e discriminadas, a Marielle Franco, vereadora do Psol assassinada em 2018, e a Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
