Manchas de óleo atingem Ilhéus e Itacaré, no sul da Bahia
Desde 3h deste sábado, foram atingidas as praias Pontal de Maracaípe, Cupe e Serrambi
O óleo que desde o dia 30 de agosto tem sido registrado em praias do Nordeste chegou ao sul da Bahia neste sábado (19) e atingiu dois dos principais destinos turísticos da região: Itacaré (248 km de Salvador) e Ilhéus (310 km da capital).
Em Itacaré, as manchas foram identificadas nas praias de Itacarezinho, Tiririca e Resende. As três estão entre as praias mais famosas do sul da Bahia e são conhecidas por ser um dos melhores pontos do litoral brasileiro para a prática de surfe.
Em Pernambuco, também neste sábado, o óleo voltou a ser registrado na praia de Ipojuca, mais de 40 dias depois de o material ter sido registrado no local pela primeira vez.
Desde 3h deste sábado, foram atingidas as praias Pontal de Maracaípe, Cupe e Serrambi. Por enquanto, ainda não há novo registro de óleo na praia de Porto de Galinhas, que também fica em Ipojuca e é uma dos principais destinos turísticos do Nordeste.
Em Ipojuca, o óleo chegou em forma de pequenos fragmentos e não há registro de grandes manchas, tal qual registrado esta semana.
Tanto na Bahia como em Pernambuco, voluntários se mobilizaram para recolher o óleo logo nas primeiras horas do dia. Em Ipojuca, mais de 100 voluntários, incluindo pescadores, jangadeiros e donos de pousadas da região, atuam na limpeza das praias. Em Itacaré e Ilhéus, grupos de surfistas atuam no recolhimento do óleo.
Após dias com um arrefecimento da chegada das manchas ao litoral, o óleo voltou a chegar às praias com mais força nesta semana na Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
A praia de Carneiros, considerada a joia turística do litoral sul pernambucano, amanheceu coberta de óleo nesta sexta-feira (18). O local é um dos mais procurados pelos turistas de várias partes do país.
Um dia antes, o material chegou à praia e à área de proteção ambiental de Maragogi, no litoral norte de Alagoas.
O petróleo também cobriu nesta semana a praia de Japaratinga, que já havia sido afetada no início de setembro. No local, há um projeto de conservação para proteção do peixe-boi, espécie ameaçada de extinção.
Em Sergipe, 17 praias e oito rios foram atingidos pelas manchas. Apenas em Aracaju, foram recolhidas 231 toneladas de óleo.
Na Bahia, o óleo atingiu esta semana 11 praias de Salvador, incluindo pontos turísticos como o Farol da Barra. Até às 18h desta sexta-feira, 90 toneladas de óleo haviam sido recolhidas na capital.
Na quinta-feira (17), manchas foram registradas em praias na Ilha de Itaparica, marcando a entrada o óleo na baía de Todos-os-Santos.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
