Bolsonaro afirma que vai cancelar assinaturas da ‘Folha’
A declaração ocorreu durante o programa Brasil Urgente, na TV Bandeirantes
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira, 31, que determinou o cancelamento de assinaturas do jornal Folha de S.Paulo em órgãos do governo federal em Brasília. A declaração ocorreu durante uma entrevista por telefone ao programa Brasil Urgente, do apresentador José Luiz Datena na TV Bandeirantes, em que o presidente atacou a cobertura jornalística de seu governo.
“Nenhum órgão aqui do meu governo vai receber o jornal Folha de S.Paulo, aqui em Brasília. Está determinado”, declarou Bolsonaro. “Espero que não me acusem de censura. Quem quiser comprar a Folha de S.Paulo, ninguém vai ser punido por isso, manda o assessor dele, vai lá na banca e compra a Folha de S.Paulo, e se divirta.”
A atitude remete a medida semelhante tomada na semana passada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na quinta-feira, 24, a Casa Branca passou a instruir órgãos federais a cancelar as assinaturas dos jornais The New York Times e The Washington Post.
Trump tem feito ataques constantes a notícias publicadas nesses veículos e já chegou a afirmar, em outubro do ano passado, que a mídia é “a verdadeira inimiga do povo”. Ele disse, na ocasião, que parte da imprensa publica informações “imprecisas, e até fraudulentas”.
Após a declaração de Bolsonaro, o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, lamentou a atitude. “A ANJ lamenta que, assim como agiu o presidente Donald Trump há poucos dias, o presidente Jair Bolsonaro escolha caminho idêntico, o que significará menos pluralidade e informação profissional para o serviço federal”, disse Rech, por meio de nota. “Mesmo que as assinaturas para governos representem uma receita ínfima para jornais, a livre circulação de notícias e ideias ajuda a construir políticas públicas, a corrigir rumos e aperfeiçoar caminhos na administração pública”.
Em nota, o jornal afirmou que “lamenta mais uma atitude abertamente discriminatória do presidente da República contra o jornal e vai continuar fazendo, em relação ao seu governo, o jornalismo crítico e apartidário que a caracteriza e que praticou em relação a todos os outros governos”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Últimas notícias
Homem desaparecido em Maragogi é achado morto na Praia de São Bento
AL tem 61 municípios sob alerta de chuvas; Maceió está entre as áreas de perigo
Avança Saúde ultrapassa marca de 800 cirurgias realizadas em Santana do Ipanema
Mulher desaparece após barco virar no Rio São Francisco, em Porto Real do Colégio
Homem é preso no Mato Grosso do Sul por tentativa de homicídio em Coruripe
Prefeitura de Arapiraca prorroga prazo de inscrição para eleição do COMSEA
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
