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Brasileiros farão mais simpatias para ganhar dinheiro que para encontrar amor

Maioria dos brasileiros também pretende usar alguma peça nova de vestuário na virada

Por G1 26/12/2019 16h04
Brasileiros farão mais simpatias para ganhar dinheiro que para encontrar amor
Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que as tradicionais simpatias de ano novo terão como principal alvo a conta bancária - Foto: Reprodução / Internet

O amor é importante, mas, na hora da 'virada', os brasileiros querem mesmo é uma ajudinha para ganhar mais dinheiro. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que as tradicionais simpatias de ano novo terão como principal alvo a conta bancária: 16% dos brasileiros vão contar com alguma superstição para ganhar mais dinheiro.

Segundo o levantamento, o segundo maior desejo é "encontrar ou manter um amor", com 6%. Os brasileiros também farão simpatias para conseguir pagar as dívidas (6%), conseguir um emprego (5%), emagrecer (4%), comprar um carro (3%) e curar uma doença (1%). Ao todo, 32% dos brasileiros pretendem fazer algum tipo de simpatia na virada para 2020.

“Realizar simpatias no ano novo pode ser uma forma interessante de traçar metas e concentrar energias para realizá-las. Mas é importante perceber que, no caso dos objetivos financeiros, a melhor estratégia é sempre o planejamento", diz o o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Roupas

Apesar disso, o amarelo – que na superstição 'atrai' dinheiro – deverá ser só a terceira cor mais usada no Réveillon, com 6% das preferências. A maioria (37,1%) dos entrevistados pretendem manter a tradição e usar branco; outros 8% usarão roupas azuis; e 3%, vermelhas.

E muita gente investe em roupa nova para a ocasião: segundo o SPC, 54% dos entrevistados pretende comprar itens de vestuário para a virada, com gasto médio de R$ 213,39.

Mas na hora de escolher onde comemorar, apesar da preparação muita gente vai ficar em casa mesmo. Entre os entrevistados, 28,2% pretendem passar a virada em casa. Outros 13,5% estarão em viagem; 10,4% passarão na casa de parentes; 9,7% na igreja e 9,5% na casa dos pais.

A pesquisa ouviu 686 consumidores nas 27 capitais brasileiras via internet, entre os dias 7 e 12 de outubro.