Ataque com faca fere cinco pessoas em casa de rabino em Nova York
Crime de ódio foi classificado de "desprezível e covarde"; suspeito está preso, segundo a polícia local
Um homem esfaqueou cinco pessoas na casa de um rabino no norte de Nova York durante uma festa para celebrar o Hanukkah judaico na noite de sábado.
As vítimas, todos membros da fé judaica, foram transportados para hospitais locais - dois em estado crítico, tuitou o Conselho de Assuntos Públicos Judaicos Ortodoxos (OJPAC).
O suspeito foi preso, disse a polícia local de Ramapo em um comunicado no Facebook.
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse em um comunicado que ficou "horrorizado com o ato desprezível e covarde", e havia ordenado à Força Tarefa de crimes de ódio da Polícia Estadual que investigasse o caso.
"Temos uma tolerância zero ao antissemitismo em Nova York e responsabilizaremos o agressor por toda a extensão da lei", tuitou.
A CBS New York informou que um homem com um facão entrou na propriedade do rabino em Monsey, estado de Nova York, uma área com uma grande população judaica, e matou pelo menos três pessoas antes de fugir.
"Eu estava rezando pela minha vida", contou Aron Kohn, 65 anos, ao New York Times, descrevendo a faca usada pelo agressor como "do tamanho de uma vassoura".
Yossi Gestetner, cofundador do OJPAC para a região do Vale do Hudson, disse ao New York Times que uma das vítimas era filho do rabino.
"A casa tinha dezenas de pessoas lá", disse Gestetner.
"Era celebração do Hanukkah", acrescentou.
Em Israel, o presidente Reuven Rivlin expressou seu "choque e indignação" em relação ao ataque.
"A ascensão do antissemitismo não é apenas um problema judaico, e certamente não é apenas o problema do Estado de Israel", disse ele em comunicado.
"Devemos trabalhar juntos para enfrentar esse mal, que está erguendo a cabeça novamente e é uma ameaça genuína em todo o mundo".
A polícia americana está enfrentando uma série de ataques contra alvos judeus nos últimos anos.
Seis pessoas, incluindo dois suspeitos, foram mortas em um tiroteio em Jersey City em uma lanchonete kosher no início deste mês, o que, segundo as autoridades, é alimentada em parte pelo antissemitismo.
Após o ataque de sábado, o prefeito Bill de Blasio tuitou que conversou com amigos judeus de longa data que temem mostrar sua fé publicamente.
"Não permitiremos que isso se torne o novo normal", escreveu ele.
"Usaremos todas as ferramentas necessárias para impedir esses ataques de uma vez por todas", concluou.
Últimas notícias
Foragido por homicídio em Maceió é preso com apoio da Polícia Civil da Bahia
Confira os horários de funcionamento das unidades do Hemoal no feriadão de Tiradentes
Helicóptero cai em Campina Grande com quatro pessoas a bordo
Sargento da reserva da PM é detido por desobedecer e sacar arma durante abordagem
Jovem fica ferido após ser atropelado em Santana do Ipanema
Dupla com arma e drogas é presa durante operação da PM em Olivença
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
