Saúde

Hospital público do DF tem baratas subindo em berço e escorpiões

Servidores contaram que animais peçonhentos chegaram a ser vistos nos bercinhos dos bebês internados na pediatria da unidade de Santa Maria

Por Metropoles 31/12/2019 08h08
Hospital público do DF tem baratas subindo em berço e escorpiões
Hospital público do DF tem baratas subindo em berço e escorpiões - Foto: Reprodução

ma infestação de baratas e escorpiões tem assustado pacientes e servidores da pediatria do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Os animais peçonhentos estão colocando em risco, inclusive, a saúde dos bebês internados. A barata é um dos alimentos preferidos dos aracnídeos e, segundo biólogos, a existência de um sinaliza a presença do outro.

Documento obtido pelo Metrópoles revela que os funcionários solicitaram dedetização emergencial na unidade para evitar o risco de contato com as crianças atendidas no local. “Venho, por meio deste, solicitar dedetização com urgência na unidade de pediatria, pois estamos tendo aparecimento de escorpião e uma infestação de baratas que chegaram até subir no berço das crianças”, registra uma supervisora de enfermagem. O documento é datado do dia 26 de dezembro (veja abaixo).

Com a aprovação da Câmara Legislativa (CLDF), o Hospital de Santa Maria e outras unidades do DF passaram a ser geridos pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Procurada pela reportagem, a entidade informou que a última dedetização foi realizada no local no dia 9 de novembro e, em tese, teria validade até fevereiro de 2020.

Após os alertas da equipe da unidade, uma dedetização emergencial será realizada já na manhã desta terça-feira (31/12/2019) “a fim de que o problema seja sanado”. “O Iges-DF ressalta sua preocupação com a excelência dos serviços prestados em todas as suas unidades e reafirma seu compromisso com uma saúde pública de qualidade no Distrito Federal”, ressaltou o instituto em nota encaminhada à coluna.