Farmacêutico arapiraquense desenvolve app para simplificar diagnóstico
O app já está disponível na playstore para android, no valor de R$ 14,99
O farmacêutico arapiraquense, Fernando Minervo, desenvolveu um aplicativo chamado calculadora para simplificação diagnóstica entre anemia ferropriva e talassemia menor em pacientes com microcitose. Ele revela que em setembro de 2019 submeteu um manuscrito para uma revista médica e logo após surgiu a ideia de criar uma calculadora no formato de um App para facilitar os profissionais de saúde no diagnóstico.
“Em parceria com o analista de sistema Adailton Pimentel Reis, submetemos o App para registro de patente na Universidade Federal de Alagoas - UFAL e recebemos nossa certificação de Registro em janeiro de 2020”, comemorou.
E por que criar um app? Fernando explica que as anemias microcíticas são muito comuns na prática clínica e laboratorial e que a anemia ferropriva e talassemias menores são as mais prevalentes. Por conta do alto custo que os testes geram para confirmar o diagnóstico, ele desenvolveu essa ferramenta que permite um resultado mais rápido e de menor custo.
“Os testes demandam muito tempo e são caros, o aplicativo faz o uso de índices discriminantes que utilizam parâmetros do eritrograma, que fornecem simplificação diagnóstica entre Anemia Ferropriva e Talassemias Menores”, pontuou Fernando. Ele ressalta que a calculadora não faz diagnóstico confirmatório, ela apenas simplifica.
O app já está disponível na playstore para android, no valor de R$ 14,99. “Estamos trabalhando na versão IOS para que todos os profissionais de saúde possam ter acesso a esta ferramenta”, afirmou.
Últimas notícias
[Vídeo] Mineiro é preso nos EUA suspeito de matar ex-namorada a tiros
Confira o resultado da Mega-Sena 3037 sorteada nesta terça (28/7)
Delegado e Deputado Leonam cobra punição a autor de mortandade de animais em Ouro Branco
Fabio Costa repercute sequência de casos de violência em Alagoas e reforça propostas em tramitação na Câmara
Teca Nelma vota contra novos empréstimos da Prefeitura de Maceió e critica votação em regime de urgência
Nikolas Ferreira destaca trabalho de Cabo Bebeto e afirma: 'É a voz conservadora na Assembleia Legislativa de Alagoas'
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
