'Quebra-crânios': desafio pode causar fratura da coluna ou morte, alerta médico
A ''brincadeira'' passou a ser um viral e tem preocupado profissionais de saúde
Alguns vídeos de um novo desafio, chamado de ''quebra-crânios'', está circulando na internet e têm causado preocupações entre os médicos. A ''brincadeira'' acontece da seguinte forma: três pessoas ficam lado a lado e aquela que está no meio (desavisada) salta, enquanto os dois das pontas aplicam uma rasteira, causando a queda e a pessoa bate a cabeça no chão.
De acordo com o médico ortopedista, Rodrigo Castro, a pancada pode causar problemas sérios de saúde e até levar à morte. Veja a entrevista exibida no programa O Povo na TV desta terça-feira (11). ''Isso não se trata de uma brincadeira, se trata de uma agressão física. O problema relacionado à queda é a dor muscular e a fratura'', comentou.
Um dos casos foi gravado há pouco mais de uma semana em um colégio de Caracas, na Venezuela. No vídeo, o menino cai e bate fortemente com a cabeça no chão. Pelo Twitter, o colégio disse que os estudantes envolvidos e seus representantes deles foram chamados.
Risco de morte
Como o alvo do desafio não é avisado, a pessoa bate a cabeça no chão e o risco de alguma lesão é alta, segundo o ortopedista. Além do risco do morte, conforme acontece a pancada.
''Dependendo do grau que a cabeça se inclina na hora da queda, pode fletir (dobrar) e esse movimento pode causar a compressão da vértebra, levando a fratura da coluna, o que pode deixar uma pessoa paralítica, ou pode acontecer na hora de bater a cabeça. A parte óssea protege por fora, mas por dentro o cérebro está flutuando e se desloca, levando a ruptura de alguns vasos (sanguíneos), com o risco de morte''.
Últimas notícias
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica
Mulher leva bebê reborn “com gripe” para UPA, que nega atendimento
Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google
Paulo Dantas anuncia maior concurso público da história de AL com mais de 11 mil vagas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
