Divulgadas imagens inéditas do “asteroide bola de golfe”
Os pesquisadores revelam pela primeira vez imagens detalhadas desse asteroide,

Dentre as mais variadas formas e tamanhos de asteroides já observadas, astrônomos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e de outros lugares observaram recentemente uma novidade: um desses corpos com tantas crateras que foi apelidado de “asteroide bola de golfe”, informa a área noticiosa do MIT. Em um artigo publicado na revista “Nature Astronomy”, os pesquisadores revelam pela primeira vez imagens detalhadas desse asteroide, incluindo sua superfície marcada por muitas crateras.
Denominado Palas, em homenagem à deusa grega da sabedoria, esse corpo celeste foi descoberto em 1802. Trata-se do terceiro maior objeto do cinturão de asteroides localizado entre Marte e Júpiter e tem cerca de um sétimo do tamanho da Lua.
Durante séculos, os astrônomos notaram que Palas orbita ao longo de uma trilha significativamente inclinada em comparação com a maioria dos objetos no cinturão de asteroides, embora o motivo de sua inclinação permaneça um mistério.
Os pesquisadores suspeitam que a superfície machucada de Palas é resultado de sua órbita inclinada: embora a maioria dos objetos no cinturão de asteroides viaje mais ou menos ao longo da mesma pista elíptica ao redor do Sol, assim como carros em uma pista de corrida, a órbita inclinada de Palas é tão inclinada que o asteroide tem de abrir caminho através do cinturão de asteroides em ângulo. Quaisquer colisões que Palas experimenta ao longo do caminho seriam cerca de quatro vezes mais prejudiciais do que colisões entre dois asteroides na mesma órbita.
Veja também
Últimas notícias

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Helena dos Santos, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
