Confiante na permanência de Guedes, mercado opera sem sustos nesta quarta
O último bastão que segura o mercado financeiro de virar a mão fortemente é o Paulo Guedes
Agentes do mercado financeiro ficaram em polvorosa na noite de terça-feira (18) após vir a público a informação de que o ministro Paulo Guedes havia ameaçado deixar o Ministério da Economia. A informação revelada pelo Congresso em Foco dava conta de que Guedes se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com a intenção de pedir demissão do cargo. O ministro, entretanto, foi demovido da ideia pelos colegas Augusto Heleno (GSI) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), o que fez com que o mercado operasse sem sobressaltos nesta quarta-feira (19).
Ainda que tenha havido a possibilidade real de o ministro deixar o cargo na noite de terça-feira, o mercado segue acreditando piamente na permanência de Guedes no governo Bolsonaro.
Analistas apresentaram leituras semelhantes do fato ao Congresso em Foco, nesta quarta-feira. A tese predominante é de que ainda que Paulo Guedes tenha demonstrado insatisfações com o presidente, Bolsonaro não pode agir de modo impetuoso com o ministro da Economia, um dos principais avalistas e figura imprescindível de seu governo.
Nas palavras de um analista, “Bolsonaro sabe que o último bastão que segura o mercado financeiro de virar a mão fortemente é o Paulo Guedes”.
Foi essa dependência que o governo tem de Guedes que embasou a certeza de que a crise entre o ministro e o presidente não se estenderia além de terça-feira e permitiu a operação tranquila do mercado nesta quarta. O Ibovespa teve alta de 1,3% e o dólar oscilou pouco, com leve alta de 0,2%.
Apesar dessa segurança, os mesmos analistas preveem que as cobranças do mercado sobre Guedes devem se intensificar ao longo, já que não esperam um crescimento econômico significativo para 2020 nem contam com um cenário capaz de atrair capital estrangeiro.
Últimas notícias
Jovem é preso com drogas e materiais para produção de "loló" em Arapiraca
PM apreende drogas e simulacro de arma de fogo durante abordagens em Delmiro Gouveia e Arapiraca
Após ação da Defensoria, BRK apresenta mapas do esgotamento na Região Metropolitana de Maceió
Enem 2025: divulgados gabaritos e cadernos do segundo dia de provas
Moradores denunciam suspeito que estaria roubando no Conjunto Novo Jardim, no Eustáquio Gomes
Após cinco quedas consecutivas, sindicalização volta a crescer em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
