Taxa de desemprego cai para 11,2% em janeiro, diz IBGE
Hoje, são 11,9 milhões de brasileiros desocupados, segundo a pesquisa
A taxa de desempregados caiu para 11,2% no trimestre encerrado em janeiro (novembro de 2019 a janeiro de 2020), o que representa uma pequena queda em relação a períodos anteriores.
Entre agosto e outubro do ano passado, a taxa foi de 11,6%. Já no trimestre encerrado em janeiro de 2019, ficou em 12%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (28/02/2020) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a pesquisa, hoje são 11,9 milhões de brasileiros desocupados e, na outra ponta, 94,2 milhões de empregados. Esses números se mostraram estáveis.
“O nível da ocupação, que mede o percentual de pessoas ocupadas em idade de trabalhar, manteve-se estável em relação ao trimestre antecedente, mas subiu em relação ao mesmo período do ano anterior”, comenta a analista da PNAD Contínua, Adriana Beringuy.
Informalidade
Ao contrário do que vem ocorrendo nos últimos anos, a taxa de informalidade caiu de 41,2% no trimestre encerrado em outubro para 40,7% no de janeiro. “Esse recuo está associado à redução de aproximadamente 479 mil trabalhadores informais em relação ao trimestre móvel anterior”, aponta Beringuy.
Por outro lado, o contingente de empregados com carteira assinada cresceu 1,5% frente ao trimestre anterior, um acréscimo de 540 mil pessoas, e 2,6% frente ao mesmo período do ano anterior, acréscimo de 845 mil pessoas.
“Houve manutenção do aumento do emprego com carteira assinada no setor privado, influenciado ainda pelos resultados econômicos do final de 2019”, destaca a analista.
O contingente de pessoas desalentadas se manteve estável em 4,2%, próximo do nível máximo da série histórica, atingido em 2019 (4,4%).
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
