Argentina amplia quarentena total até o dia 12 de abril
Isolamento terminaria na terça (31), mas presidente Alberto Fernández decidiu estender prazo após reuniões com especialistas da área médica
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou neste domingo (29) que o isolamento social, preventivo e obrigatório para a população do país desde o último dia 20 por causa do coronavírus e que terminaria na próxima terça-feira (31) será estendido até o final da Semana Santa.
"Tenho certeza de que isso faz muito sentido, e se continuarmos a cumpri-lo, os resultados serão muito favoráveis", disse Fernández a jornalistas na residência presidencial de Olivos, em Buenos Aires, após reuniões com especialistas da área médica e governadores provinciais para avaliar a situação da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde, o número total de pessoas infectadas pelo vírus na Argentina é de 820, das quais 20 morreram.
'Caso único'
Fernández disse na entrevista que a Argentina é "um caso único no mundo" e ganhou a confiança da comunidade científica devido à rapidez com que a quarentena total foi colocada em prática para conter o avanço da pandemia, apresentando "resultados iniciais interessantes e bons".
"Se você olhar para a curva de crescimento (de pessoas infectadas) em nossa quarentena e compará-la com aqueles países que a colocaram em atraso, verá o quanto nós ganhamos", comentou.
O presidente argentino reiterou que o objetivo de confinar a população - o que não se aplica aos trabalhadores dos serviços essenciais e a cidadãos que precisem comprar alimentos ou medicamentos - é tornar o crescimento das infecções "mais lento" e dar tempo aos hospitais para se prepararem para "quando chegar o pior momento" da pandemia, ou mesmo para esperar se uma vacina ou medicamento contra o vírus surja.
"Vamos prolongá-la até o dia em que a Páscoa acabar. É um longo caminho que temos de enfrentar. Esta é uma guerra contra um exército invisível que nos ataca em lugares onde às vezes não esperamos", disse.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
