Política

Osmar Terra é o parlamentar que mais publica fake news sobre covid-19, aponta levantamento

Por Congresso em foco 16/04/2020 09h09
Osmar Terra é o parlamentar que mais publica fake news sobre covid-19, aponta levantamento
Osmar Terra - Foto: Reprodução

O deputado federal e ex-ministro da Cidadania Osmar Terra (MDB-RS) é o parlamentar que mais difundiu desinformação sobre o novo coronavírus no Twitter desde que a pandemia chegou ao Brasil, segundo levantamento do Radar Aos Fatos.

Osmar Terra tem aparecido na bolsa de apostas para substituir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, cuja demissão é dada como certa pelo próprio partido, em função de divergências com o presidente Jair Bolsonaro.

Assim como Bolsonaro, Terra também é crítico às medidas de isolamento social, orientação recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e defende o uso da hidroxicloroquina no combate ao novo coronavírus, mesmo sem eficácia científica reconhecida.

A análise considerou os 1.500 tweets sobre o assunto com mais interações (ou seja, retweets e curtidas) publicados por deputados e senadores entre 20 de fevereiro e 8 de abril. No total, foram encontradas 159 postagens com desinformação veiculadas por 22 parlamentares e que somavam cerca de 1,58 milhão de interações no período.

Terra foi responsável por 38 desses posts (23,9%) e 522.485 dessas interações (32,9%). Vale lembrar que o Twitter aplicou uma sanção a um post de Terra que contrariava as orientações sanitárias, na qual ele dizia que a quarentena aumenta o número de casos do coronavírus.

Ao Congresso em Foco, o deputado afirmou, por meio de sua assessoria, que "desinformacão é informação que a mídia não gosta ou não concorda."