Avião que transportava ajuda humanitária cai na Somália
Seis pessoas morreram
Um avião que transportava material e equipamento para apoio na luta contra a pandemia de covid-19 caiu nesta segunda-feira (4) na Somália. Seis pessoas morreram. A aeronave Embraer 120 da empresa queniana African Express, caius próximo do aeroporto da cidade meridional de Bardale, no estado do Sudoeste.
"É terrível. Perdemos seis passageiros. Ninguém sobreviveu", afirmou o ministro estadual dos Transportes, Hassan Hussein, em declarações citadas pelo diário local Garowe Online.
Em comunicado, o Governo federal da Somália ressaltou que o avião era proveniente da cidade de Baidoa, no sul, onde tinha feito escala depois de ter deixado Mogadíscio.
O acidente ocorreu cerca das 15h30 horas locais (9h30 horário de Brasília).
"O Governo fazendo uma investigação exaustiva e divulgará os resultados oportunamente. As nossas mais profundas condolências às famílias e amigos que possam ter perdido os seus entes queridos", acrescentou o executivo.
As autoridades somalis não se pronunciaram sobre informações que levantam a hipótese de o avião ter sido derrubado acidentalmente por tropas etíopes integradas na missão da União Africana na Somália (AMISOM), que se encontram destacadas na região para combater o grupo 'jihadista' Al-Shebab.
Em Nairobi, onde esta a sede da empresa de aviação, a African Express lamentou, através da sua conta na rede social Twitter, a perda de seis vidas.
"Exigimos uma investigação exaustiva. É um dia triste para a aviação", acrescentou a companhia, sem avançar detalhes sobre os falecidos.
Entretanto, o jornal queniano "Daily Nation" divulgou que se trata de dois pilotos quenianos e quatro nacionais da Somália.
Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Quênia pediu às autoridades somalis que investiguem "as confusas circunstâncias" da tragédia.
A Somália regista 756 infecções e 35 mortes por covid-19.
A Somália vive em conflito e em estado de caos desde 1991, quando foi destituído o Presidente Mohamed Siad Barre, que deixou o país ingovernável e nas mãos de milícias islamitas e senhores da guerra que disputam o território.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
