Bolsonaro nomeia ator Mario Frias como Secretário Especial de Cultura
O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

O presidente Jair Bolsonaro nomeou na noite desta sexta-feira (19) o ator Mario Frias para o cargo de Secretário Especial de Cultura do Ministério do Turismo. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Pedro José Vilar Godoy Horta vai exercer o cargo de Secretário Adjunto da pasta. Horta foi um dos primeiros a integrar a equipe de Regina Duarte e foi exonerado no último dia 15 de maio da função de Secretário Especial Adjunto.
Mario Frias vinha sendo cotado para o cargo mesmo antes da demissão de Regina, em maio. Na época, o ator se reuniu com Bolsonaro em Brasília duas vezes. Frias é o quinto nome a assumir a Cultura no governo Bolsonaro, que é cercada de polêmicas desde o início da gestão. Em janeiro de 2019, a área esteve no centro do debate quando o então secretário Roberto Alvim gravou um vídeo com referências nazistas.
Após o anúncio de sua saída da Secretaria, Regina Duarte ainda ocupou a função até o último dia 10. A promessa do presidente para a atriz era ela que ficasse à frente da Cinemateca Nacional. No entanto, o órgão já anunciou que pode fechar as portas ainda este ano caso não haja um acordo sobre sua gestão, num imbróglio que envolve o Ministério da Educação, do Turismo, da secretaria especial da Cultura e do Ministério Público.
Desde o início de junho, a secretaria especial deixou, definitivamente, o Ministério da Cidadania para se integrar ao guarda-chuva do Ministério do Turismo.
No dia 20 de maio, o ator chegou a dizer na imprensa que aceitava a função. Depois de anunciar voto em Bolsonaro nas eleições de 2018, Frias se tornou um dos poucos representantes da classe artística que defendem o governo. No Instagram, ele passou a divulgar mensagens em apoio ao presidente, utilizando as hashtags #bolsonarotemrazão e #ForaMaia. Chegou a parabenizar Regina Duarte pela indicação a secretária de Cultura, em fevereiro. Além de elogios ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a quem ele chama de “gigante”, o ator também tem se aproximado de políticos ligados ao bolsonarismo. No último dia 12, fez uma live com o deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ). Também exibe fotos com a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e vídeos do deputado Luiz Lima (PSL-RJ).
Assim como Bolsonaro, Frias emitiu posicionamentos críticos ao isolamento social como forma de combater o novo coronavírus. “O vi?rus existe e precisamos lidar com ele. Mas temos que ter o DIREITO de escolher se vamos morrer de fome ou de COVID”, escreveu ele na rede social.
Últimas notícias

PRF prende homem por receptação e adulteração de sinais identificadores em União dos Palmares

Polícia prende dois acusados de estupro de vulnerável no interior de Alagoas

Colisão entre carro e moto deixa feridos em Maragogi

Homem é achado morto no banheiro de sua própria casa em Arapiraca

Família toma susto com máquina de lavar que pegou fogo em residência na cidade de Penedo

Alagoas propõe nova política de educação profissional e prioriza alunos da rede pública
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
