James Ribeiro foge de seu principal reduto eleitoral para evitar isolamento político
Ex-prefeito de Palmeira dos Índios entra de “paraquedas” na disputa pela prefeitura de Estrela de Alagoas

Após derrota nas duas últimas eleições, o ex-prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro (PTB), está fugindo do município onde iniciou sua carreira política e lhe deu dois mandatos de prefeito. Para evitar o amargo isolamento, ele agora tenta ser prefeito da cidade vizinha, Estrela de Alagoas. Mas segundo pesquisas de opinião pública, Ribeiro não consegue sequer atingir os 20% da intenção de voto.
De acordo com o Instituto Falpe, o atual vice-prefeito, Aldo Lira (Progressistas), seria eleito prefeito com larga vantagem diante dos demais pré-candidatos: 59%. James Ribeiro obteve 18%, 15% dos entrevistados optaram por nenhum e 8% preferiram não opinar. O levantamento foi realizado nos dias 23 e 24 de junho e foi registrado no TSE com nº 6559/2020.
Sem mandato e com apoio político de pouca expressão na região, James Ribeiro terá de enfrentar a tradicional família Garrote, que participa da história política de Estrela de Alagoas desde a fundação do município. Aldo Lira, candidato dos Garrote, é apoiado pela deputada estadual Ângela Garrote (sua irmã), atual prefeito Arlindo Garrote (sobrinho) e pelo vereador por Palmeira dos Índios, Toninho Garrote (sobrinho). Além disso, o deputado federal Arthur Lira – atualmente uma das figuras políticas mais importantes do Congresso Nacional -, também é um dos fiadores dessa pré-candidatura.
Além da Rejeição – a maior entre os demais pré-candidatos: 22% -, o passado político de Ribeiro deverá ser relembrado, desde a época em que seu então adversário político Albérico Cordeiro (já falecido) dizia publicamente que “o primeiro emprego de James será na prefeitura”.
Por outro lado, a família Garrote tem expandido suas bases políticas desde que a matriarca da família, Ângela Garrote, assumiu o mandato de deputada estadual. Ela é pré-candidata a prefeita de Palmeira dos Índios e apoia os principais pré-candidatos dos municípios de Igaci e Minador do Negrão, respectivamente, Edval Gaia Filho e Josias Aprígio.
Vale destacar que a esposa de James Ribeiro, Mosabele Brasileiro (PTB) é pré-candidata à prefeitura de Palmeira dos Índios, o que irá exigir ainda mais musculatura do ex-gestor, que tenta a todo custo retornar ao poder. A maior dificuldade da ex-primeira-dama tem sido afalta de grupo para compor uma chapa proporcional, tendo em vista a ausência de recursos para o financiamento da campanha dos pré-candidatos ao cargo de vereador.
Em 2018, quando disputou o cargo de deputado estadual, Ribeiro obteve 410 votos em Estrela de Alagoas. Já Ângela Garrote, 4.867.
Últimas notícias

Família reconhece corpo de criança encontrada na Praia do Pontal do Peba

TJAL anuncia Justiça Itinerante em Jacuípe nesta sexta-feira (10)

Escolha de Renan Calheiros como relator do projeto de isenção do IR é vista com temor pelo governo Lula

Durante operação nacional, homem é preso em Maceió por armazenar pornografia infantil

SP: Metanol foi adicionado e não surgiu de destilação natural, diz perícia

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
