James Ribeiro foge de seu principal reduto eleitoral para evitar isolamento político
Ex-prefeito de Palmeira dos Índios entra de “paraquedas” na disputa pela prefeitura de Estrela de Alagoas
Após derrota nas duas últimas eleições, o ex-prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro (PTB), está fugindo do município onde iniciou sua carreira política e lhe deu dois mandatos de prefeito. Para evitar o amargo isolamento, ele agora tenta ser prefeito da cidade vizinha, Estrela de Alagoas. Mas segundo pesquisas de opinião pública, Ribeiro não consegue sequer atingir os 20% da intenção de voto.
De acordo com o Instituto Falpe, o atual vice-prefeito, Aldo Lira (Progressistas), seria eleito prefeito com larga vantagem diante dos demais pré-candidatos: 59%. James Ribeiro obteve 18%, 15% dos entrevistados optaram por nenhum e 8% preferiram não opinar. O levantamento foi realizado nos dias 23 e 24 de junho e foi registrado no TSE com nº 6559/2020.
Sem mandato e com apoio político de pouca expressão na região, James Ribeiro terá de enfrentar a tradicional família Garrote, que participa da história política de Estrela de Alagoas desde a fundação do município. Aldo Lira, candidato dos Garrote, é apoiado pela deputada estadual Ângela Garrote (sua irmã), atual prefeito Arlindo Garrote (sobrinho) e pelo vereador por Palmeira dos Índios, Toninho Garrote (sobrinho). Além disso, o deputado federal Arthur Lira – atualmente uma das figuras políticas mais importantes do Congresso Nacional -, também é um dos fiadores dessa pré-candidatura.
Além da Rejeição – a maior entre os demais pré-candidatos: 22% -, o passado político de Ribeiro deverá ser relembrado, desde a época em que seu então adversário político Albérico Cordeiro (já falecido) dizia publicamente que “o primeiro emprego de James será na prefeitura”.
Por outro lado, a família Garrote tem expandido suas bases políticas desde que a matriarca da família, Ângela Garrote, assumiu o mandato de deputada estadual. Ela é pré-candidata a prefeita de Palmeira dos Índios e apoia os principais pré-candidatos dos municípios de Igaci e Minador do Negrão, respectivamente, Edval Gaia Filho e Josias Aprígio.
Vale destacar que a esposa de James Ribeiro, Mosabele Brasileiro (PTB) é pré-candidata à prefeitura de Palmeira dos Índios, o que irá exigir ainda mais musculatura do ex-gestor, que tenta a todo custo retornar ao poder. A maior dificuldade da ex-primeira-dama tem sido afalta de grupo para compor uma chapa proporcional, tendo em vista a ausência de recursos para o financiamento da campanha dos pré-candidatos ao cargo de vereador.
Em 2018, quando disputou o cargo de deputado estadual, Ribeiro obteve 410 votos em Estrela de Alagoas. Já Ângela Garrote, 4.867.
Últimas notícias
Programa de renegociação de dívidas termina nesta segunda-feira (31)
Daniel e Lucas homenageiam Luciano Barbosa durante encontro com a educação
Defesa de motorista contesta versão sobre atropelamento que matou adolescente
Júlia Nunes reforça defesa das mulheres durante agenda no Sertão
JHC estreia no guia eleitoral com críticas ao grupo dos Calheiros
SSP promove capacitação em segurança para profissionais do turismo em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
