Fórum de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano realiza primeira reunião geral
Cerca de 100 representantes da cultura estiveram presentes na reunião on-line

Representantes da Cultura Popular e do Artesanato em Alagoas, artesãos, mestres, brincantes, músicos, pesquisadores, produtores e ativistas culturais resolveram se unir a favor dos dois segmentos criando o Fórum de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (FOCUARTE). A primeira reunião, online, do FOCUARTE aconteceu na manhã de hoje, 08, e reuniu cerca de 100 representantes da cultura contando com a participação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) e teve 54 instituições, públicas e privas, representadas.
Esteve em pauta os objetivos do Fórum, a Lei Aldir Blanc, demandas, encaminhamentos e editais específicos da cultura. “Por mais que o artesanato, institucionalmente, não esteja atrelado a Secretaria de Cultura, é um segmento que a gente busca contemplar em todas as ações, seja em editais ou em nossos projetos, a exemplo das aulas de artesanato criativo no Cenarte, as aulas de economia criativa no projeto Cultura nas Grotas e no projeto Cultura Socioeducativa”, disse a superintendente de identidade e diversidade cultural, Perolina Lyra, representando a Secult.
O Fórum, de âmbito estadual, tem como cocriadores João Lemos, Vânia Oliveira, Laila Brito e Cláudio Antônio. Uma das lutas que o FOCUARTE abraça é a implantação da Lei Aldir Blanc de forma coesa nos municípios. “Essa primeira reunião foi muito significativa, pois deu amplitude à vozes que não estavam sendo ouvidas, a prova disso é quantidade de inscritos que estão participando do fórum. A beleza desse encontro de hoje foi a presença dos mestres da cultura popular, o interesse é muito grande em querer ser ouvido e se sentir abraçado”, diz João Lemos.
Outras informações estão disponíveis no perfil do Instagram @focuarte ou através do e-mail [email protected]. O Fórum é aberto para todas as formas de expressão da cultura popular e do artesanato alagoano.
Veja também
Últimas notícias

CBF encerra negociação com Ancelotti, e Jorge Jesus volta a ser “plano A”

Justiça condena Nikolas por discurso transfóbico na Câmara

Dólar cai pela oitava vez seguida e fecha a R$ 5,63

Rede de proteção à criança e ao adolescente em Penedo ganha reforço com aplicativo Aprender a Proteger

Cursos gratuitos de tecnologia do Oxetech abrem inscrições para novas turmas em Penedo

Cibele Moura defende que universidades estaduais realizem vestibulares próprios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
