Fórum de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano realiza primeira reunião geral
Cerca de 100 representantes da cultura estiveram presentes na reunião on-line
Representantes da Cultura Popular e do Artesanato em Alagoas, artesãos, mestres, brincantes, músicos, pesquisadores, produtores e ativistas culturais resolveram se unir a favor dos dois segmentos criando o Fórum de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (FOCUARTE). A primeira reunião, online, do FOCUARTE aconteceu na manhã de hoje, 08, e reuniu cerca de 100 representantes da cultura contando com a participação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) e teve 54 instituições, públicas e privas, representadas.
Esteve em pauta os objetivos do Fórum, a Lei Aldir Blanc, demandas, encaminhamentos e editais específicos da cultura. “Por mais que o artesanato, institucionalmente, não esteja atrelado a Secretaria de Cultura, é um segmento que a gente busca contemplar em todas as ações, seja em editais ou em nossos projetos, a exemplo das aulas de artesanato criativo no Cenarte, as aulas de economia criativa no projeto Cultura nas Grotas e no projeto Cultura Socioeducativa”, disse a superintendente de identidade e diversidade cultural, Perolina Lyra, representando a Secult.
O Fórum, de âmbito estadual, tem como cocriadores João Lemos, Vânia Oliveira, Laila Brito e Cláudio Antônio. Uma das lutas que o FOCUARTE abraça é a implantação da Lei Aldir Blanc de forma coesa nos municípios. “Essa primeira reunião foi muito significativa, pois deu amplitude à vozes que não estavam sendo ouvidas, a prova disso é quantidade de inscritos que estão participando do fórum. A beleza desse encontro de hoje foi a presença dos mestres da cultura popular, o interesse é muito grande em querer ser ouvido e se sentir abraçado”, diz João Lemos.
Outras informações estão disponíveis no perfil do Instagram @focuarte ou através do e-mail [email protected]. O Fórum é aberto para todas as formas de expressão da cultura popular e do artesanato alagoano.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
