Governador pede a Ministério da Economia medidas de apoio ao setor sucroenergético
Renan Filho afirma que cenário internacional está afetando negativamente indústria do etanol
Em defesa do setor sucroenergético, o governador Renan Filho (MDB) encaminhou ofício endereçado ao ministro da Economia Paulo Guedes fazendo sugestões para proteger a indústria do etanol no Brasil. As medidas, se adotadas, podem ter impacto positivo no funcionamento das usinas em Alagoas.
Na documento, Renan Filho enumera situações no cenário internacional que tiveram consequências ruins para o setor, como o excedente de etanol no mercado americano, que agravou a redução dos presos internacional do petróleo. O governador afirma ainda que o mercado norte-americano, que é um dos mais protegidos do mundo, terá este ano safra recorde de milho e não fez a contrapartida de abertura no mercado de açúcar, impactando negativamente as empresas do ramo no Brasil.
Por conta disso, segundo Renan Filho, o governo federal deve adotar medidas protecionistas para a indústria sucroenergética e sugeriu que o Ministério da Economia atue junto à Câmara de Comércio Exterior (Camex) para aprovação do retorno da tarifa externa comum do Mercosul, que estabelece alíquota de 20% para o produto e sem contas isentas de tarifas.
Outra medida seria isenção tributária do etanol doméstico, uma vez que atualmente o etanol importado tem privilégios, o que decorreria da restrição do aproveitamento de crédito pelo distribuidor que realizar a importação de etanol.
“Essas medidas são consideradas da maior relevância para o setor sucroenergético brasileiro, consequentemente para os Estados do Nordeste, uma vez que permitirá maior competitividade desse mercado e o desenvolvimento do setor e da região”, conclui o governador.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
