Economia

Governador pede a Ministério da Economia medidas de apoio ao setor sucroenergético

Renan Filho afirma que cenário internacional está afetando negativamente indústria do etanol

Por 7Segundos 14/07/2020 11h11
Governador pede a Ministério da Economia medidas de apoio ao setor sucroenergético
Governador Renan Filho (MDB) - Foto: Reprodução/Instagram

Em defesa do setor sucroenergético, o governador Renan Filho (MDB) encaminhou ofício endereçado ao ministro da Economia Paulo Guedes fazendo sugestões para proteger a indústria do etanol no Brasil. As medidas, se adotadas, podem ter impacto positivo no funcionamento das usinas em Alagoas.

Na documento, Renan Filho enumera situações no cenário internacional que tiveram consequências ruins para o setor, como o excedente de etanol no mercado americano, que agravou a redução dos presos internacional do petróleo. O governador afirma ainda que o mercado norte-americano, que é um dos mais protegidos do mundo, terá este ano safra recorde de milho e não fez a contrapartida de abertura no mercado de açúcar, impactando negativamente as empresas do ramo no Brasil.

Por conta disso, segundo Renan Filho, o governo federal deve adotar medidas protecionistas para a indústria sucroenergética e sugeriu que o Ministério da Economia atue junto à Câmara de Comércio Exterior (Camex) para aprovação do retorno da tarifa externa comum do Mercosul, que estabelece alíquota de 20% para o produto e sem contas isentas de tarifas. 

Outra medida seria isenção tributária do etanol doméstico, uma vez que atualmente o etanol importado tem privilégios, o que decorreria da restrição do aproveitamento de crédito pelo distribuidor que realizar a importação de etanol. 

“Essas medidas são consideradas da maior relevância para o setor sucroenergético brasileiro, consequentemente para os Estados do Nordeste, uma vez que permitirá maior competitividade desse mercado e o desenvolvimento do setor e da região”, conclui o governador.